A sala de recursos multifuncional para inclusão dos alunos autistas no ensino de ciências naturais / The multifunctional resource room for inclusion of autistic students in the teaching of natural sciences

Maildson Araújo Fonseca, Edna Lopes Hardoim, Débora Erileia Pedrotti Mansilla, Jeovani Simas Fonseca

Abstract


A pesquisa que se apresenta com o título “A Sala de Recursos Multifuncional para Inclusão dos Alunos Autistas no Ensino de Ciências Naturais” foi desenvolvida como uma investigação científica após o estudo da disciplina Fundamentos, Tendências Pedagógicas e Metodológicas para o Ensino de Ciências e Matemática do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, polo UEA. Este trabalho tem como objetivo principal verificar os diversos recursos disponíveis na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) e suas utilizações em uma Escola Estadual no município de Parintins no processo de Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA em aulas de Ciências Naturais. Para que esta pesquisa primasse pela cientificidade e veracidade de seus resultados ela foi estruturada em quatro distintos momentos. O primeiro foi o levantamento bibliográfico do tema em estudo. Na sequência foi realizada a aquisição dos dados a partir da observação direta da vida do aluno autista, seja no seio familiar como também no ambiente escolar. No terceiro momento os dados coletados foram analisados e terminaram assim por subsidiar os resultados da pesquisa. No último momento estão as considerações do pesquisador acerca do fenômeno estudado e suas descobertas. Um trabalho que se espera poder subsidiar a aprofundamento das pesquisas acerca desta temática tão importante para a sociedade que ainda não consegue entender que a inclusão começa dentro de cada um.


Keywords


Sala de Recursos Multifuncional, Transtorno do Espectro Autista, Atendimento Educacional Especializado.

References


AUSUBEL, David. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BEDAQUE, Selma Andrade de Paula. Por uma prática colaborativa no AEE: Atendimento Educacional Especializado. Curitiba: Appris, 2014

BERSCH, Rita, Introdução a Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: CEDI, 2008.

BRAGA JÚNIOR, Francisco Vander; XAVIER, Marcia de Jesus. Prática de ensino VI: Especial e Inclusão. Mossoró: edUFERSA, 2013.

BRAGA JÚNIOR, Francisco Vander; BEDAQUE, Selma Andrade de Paula. Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista: trajetória e orientações / Organizador Francisco Vander Braga Júnior. Mossoró: edUFERSA, 2018.

CANCINO, Miguel A. H. Intervenção em autismo: o modelo de atenção conjunta e modulação emocional (ACME) / Miguel Higuera Cancino, Jôse Flávia Kaufimann. Rio de Janeiro; Wak Editora, 2018.

CIASCA. S. M., LIMA R. F. O QUE SÃO TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM (TA)? Em Abordagem interdisciplinar nos TRANSTORNO DO NEURO DESENVOLVIMENTO Guia de orientação aos pais e educadores, Ribeirão Preto, SP: BOOKTOY, 2017.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Magda Lopes: consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dircel da Silva. – 3. Ed. – Porto Alegre: Artimed 2010.

LAVARATO, Simone Uler.; MÓL, Gerson de Souza. Tecnologia Assistiva na escola inclusiva em: O ensino de Ciências na escola inclusiva / organização Gerson Mól – Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2019.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas, São Paulo: EPU, 1986.

MIILHER, L. P. e FERNANDES E. D. M. Analise e funções comunicativas expressas por terapeutas e pacientes do espectro autista. Pro-Fono Revista de Atualização Científica. Barueri (SP), v. 18 n. 3, p. 239 – 243, set. – dez., 2006

OLIVEIRA, Marta K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-cultural. 5 ed. São Paulo: Scipione, 2010. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).

OLIVEIRA, Sirlandia R. As Contribuições do Lúdico para Crianças com Down Irecê/Bahia, 2007. Disponível em: http://goo.gl/o44OV1 Acesso em: 22 agosto 2019.

RAPOSO, Patrícia Neves; MOL, Gerson de Souza. A diversidade para aprender conceitos científicos. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDENER, Otávio Aluízio. Ensino de Química em foco. Ijui: Unijui, 2015. Cap. 11, p.368.

RICHARDSON, Roberto J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. 14. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

SCHLÜNZEN, Elisa T. M. Mudanças nas práticas pedagógicas do professor: criando um ambiente obstrucionista, contextualizado e significativo para crianças com necessidades especiais físicas. 2000. 252 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-205

Refbacks

  • There are currently no refbacks.