A técnologia digital e as metodologias alternativas: ferramentas para a promoção da aprendizagem significativa no ensino de ciências / Digital technology and alternative methodologies: tools for the promotion of significant learning in science teaching

Authors

  • Luciano Pavnoski Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Thaís Rafaela Hilger
  • Fabiana Luiza Pavnoski

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-196

Keywords:

Ensino de Ciências. Tecnologia Digital. Metodologias Alternativas. Aprendizagem Significativa.

Abstract

O trabalho apresenta apontamentos importantes sobre o uso das Tecnologias Digitais (TD) e metodologias alternativas aplicáveis em sala de aula, como recurso facilitador no processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências. O objetivo do trabalho é construir perspectivas de melhorias no ensino de Ciências, por meio das Tecnologias como por exemplo os celulares, smartfones, computadores, e metodologias alternativas por exemplo os mapas conceituais, seminários, incluindo-os na prática pedagógica como recursos lúdicos e plausível de construção do conhecimento dos aprendizes, favorecendo para a obtenção da Aprendizagem Significativa conforme a teoria de David Ausubel. Para alcançar as perspectivas, utilizou-se a metodologia qualitativa de cunho interpretativo, relacionando às experiências vivenciadas e aplicação de aulas mediadas por Tecnologias e metodologias. Os participantes foram duas turmas de 4º ano com um total de 40 aprendizes de uma escola pública municipal da cidade de Cruzeiro do Iguaçu – PR. Foram ministradas 6 aulas de Ciências, conteúdo: Água e Seus Estados Físicos. Para o desenvolvimento da aula, foi utilizado Tecnologias com acesso à internet e também metodologias para reforçar o aprendizado nos aprendizes. Por meio da aplicação e experiência vivenciada, concluiu-se que o uso das Tecnologias desempenha papel importante e são essenciais no processo de ensino, e recomendo a importância do uso de metodologias diversificadas não para substituição do quadro, livro didático e giz/pincel, mas como um recurso facilitador da prática docente e do ensino, de modo a contribuir para uma Aprendizagem Significativa nos aprendizes.

References

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, vol. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LIMA, R, P, O.; MOITA, F. M. G. S.; A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. In: SOUSA, R. P., MOITA, F. M. C. S. C., CARVALHO, A. B. G., orgs. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. AvailablefromSciELO Books

MORAN, José Manuel. A TV digital e a integração das tecnologias na educação. Texto publicado no boletim 23 sobre Mídias Digitais do Programa Salto para o Futuro. TV Escola - SEED, novembro, 2007. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/digital.pdf. acesso em: 14 de março de 2020.

MORAIS, S. M. T. S.; SILVA, M. P. Fundamentos da Ciência, Cidadania e Tecnologia. IN: BRASIL, Ministério da Educação. Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia. 2. ed. Goiânia: UFG/Ciar; FUNAPE, p. 73-81, 2012.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa – A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

Published

2021-06-10

How to Cite

Pavnoski, L., Hilger, T. R., & Pavnoski, F. L. (2021). A técnologia digital e as metodologias alternativas: ferramentas para a promoção da aprendizagem significativa no ensino de ciências / Digital technology and alternative methodologies: tools for the promotion of significant learning in science teaching. Brazilian Journal of Development, 7(6), 56701–56712. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-196

Issue

Section

Original Papers