Possibilidades de implantação do turismo no espaço rural: o caso de Paraí/ RS / Possibilities of tourism in rural areas: the case of Paraí/RS

Authors

  • Marcelo Pellegrini
  • Morgana Secchi
  • Ana Claudia Machado Padilha
  • Geizi Cássia Bettin do Amarante
  • André da Silva Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-3103

Keywords:

Administração pública. Turismo no espaço rural. Incentivos. Propriedades rurais. Implantação.

Abstract

Este estudo teve por objetivo estudar a implantação da atividade turística no meio rural no município de Paraí-RS, além de mapear propriedades e locais com potencial turístico, a fim de introduzir esta atividade no espaço rural, como uma forma de geração de renda para as propriedades e para o município. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi de natureza qualitativa, e, em relação aos objetivos, foi de caráter descritivo e exploratório, e consistiu em um estudo de múltiplos casos, desenvolvido por meio de entrevistas com a extencionista da Emater/RS, a Secretária de Educação e Cultura, e com cinco proprietários de propriedades rurais com potenciais turísticos. Os resultados foram analisados e interpretados, averiguando-se assim, que, no município em estudo, há um grande interesse pela parte dos indivíduos pesquisados, em participar de um possível processo de implantação do turismo no espaço rural. Porém, evidencia-se a necessidade do incentivo do poder público municipal de Paraí por meio de um projeto com o qual seria solicitado emendas parlamentares assim tornando possível apoiar o processo da implantação do turismo no espaço rural, devido ao seu complexo sistema de implantação e desenvolvimento operacional.

 

 

References

ABIKO, Alex Kenya. Texto técnico TT/PCC/10 - Serviços Públicos Urbanos. São Paulo: Epusp, 2011.

BLOS, Wladimir. O Turismo rural na transição para um outro modelo de desenvolvimento rural. In: ALMEIDA, Joaquim e RIEDL, Mário. Turismo Rural: Ecologia, Lazer e Desenvolvimento. Bauru – SP: EDUSC, 2000.

CAVALCANTE, Pedro Luiz. O orçamento participativo: estratégia rumo à gestão pública mais legítima e democrática. Revista de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Brasília: ANESP, 2008, Vol. 6, Nº 2.

DIEHL, A. A. ; TATIM, D. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FARAH, Marta Ferreira Santos. Parcerias, Novos Arranjos Institucionais e Políticas Locais. O Município no Século XXI: Cenários e Expectativas. São Paulo: Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM, 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População Paraí – RS. 2010. Disponível em: <:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/parai>. Acesso em 24 mar. 2018.

LUNARDI, Raquel; ALMEIDA; Joaquim Anésio de Jesus. As representações do trabalho no turismo rural para as mulheres da região dos campos de cima da serra – RS. Revista Extensão Rural, UFSM, ano XV, jan/jun. 2008. Disponível em: < http://w3.ufsm.br/extensaorural/art2ed15.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2018.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo Rural: Orientações Básicas. Brasília, 2. ed. Ministério do Turismo, 2010. Disponível em: <:http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_Rural_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2018.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

SANTOS, Alessandra Santos dos; PIRES, Paulo dos Santos, in: SANTOS, Eurico de Oliveira; SOUZA, Marcelino de (orgs.). Teoria e prática do turismo no espaço rural - Barueri, SP: Editore: Manole, 2010.

ZANOTTO, Gilmar Francisco. PARAÍ, HISTÓRIA E VIDA. 1. ed. Porto Alegre: Suliani Editografia Ltda, 2009.

Published

2019-09-10

How to Cite

Pellegrini, M., Secchi, M., Padilha, A. C. M., Amarante, G. C. B. do, & Pereira, A. da S. (2019). Possibilidades de implantação do turismo no espaço rural: o caso de Paraí/ RS / Possibilities of tourism in rural areas: the case of Paraí/RS. Brazilian Journal of Development, 5(9), 14407–14420. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-3103

Issue

Section

Original Papers