Ecoponto/UTFPR – descarte consciente, reciclagem e reuso / Ecoponto/UTFPR – conscious disposal, recycling and reuse

Patricia Bragato, Elizangela Marcelo Siliprandi, Maria Eduarda Dagort

Abstract


A criação de um Ecoponto na universidade para a coleta de resíduos específicos visa melhorar sua destinação, os quais na maioria das vezes não são descartados corretamente pela falta de informação e de lugares que os recebam. Este artigo tem por objetivo apresentar a dinâmica que envolve o Ecoponto, como ele se apresenta, quais resíduos recebe e qual a destinação dos mesmos. São recolhidos diversos resíduos específicos que são encaminhados para entidades parceiras que se responsabilizam pela destinação correta. Sendo eles: óleo de cozinha usado, lacres metálicos, tampas plásticas, material de escrita, esponjas multiuso domésticas, potes de vidro, eletrônicos e remédios, vencidos ou não.  O Ecoponto apresenta uma possibilidade de pensar e agir sustentável, instigando a comunidade universitária a ter ações conscientes e praticar a sustentabilidade, vindo de encontro também às ações desenvolvidas pelos parceiros, imprescindíveis nesta ação, todos engajados em movimentações com objetivos similares. Dito isso, deixa-se claro que a universidade não é a única nesta caminhada sustentável, mas também a cidade, com suas secretarias, entidades de classe, projetos sociais, estão todos trabalhando sob a mesma ótica, da sustentabilidade.


Keywords


Ecoponto, Resíduos, Descarte.

References


CRUZ, R.M.; TEIXEIRA, J.L.P.; SOUZA, M.M.S.; SILVA, R.F.; GOMIDES, J.N. Investigação dos medicamentos comercializados nas drogarias e a conduta quanto a política de descarte. Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG, v. 3, 2016.

FÁVERO, T. Descarte consciente: você sabia que seu lápis e caneta também podem ser reciclados? ICMC/USP, 2018. disponível em: https://www.icmc.usp.br/noticias/3688-descarte-consciente-voce-sabia-que-seu-lapis-e-caneta-tambem-podem-ser-reciclados. Acesso em: 14 ago. 2019.

MAGALHÃES, DIEGO DE CASTILHO SUCKOW. Panorama dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (reee): o lixo eletroeletrônico ± e-lixo. Dissertação de Mestrado, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, 2011.

RICCHINI, RICARDO. Reciclagem de metal. Setor reciclagem, 2016. Disponível em: http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-metal/reciclagem-de-metal/. Acesso em: 14 ago. 2019.

SANEPAR. Sanepar coleta óleo de cozinha para reciclagem no Sudoeste. Disponível em: https://site.sanepar.com.br/noticias/sanepar-coleta-oleo-de-cozinha-para-reciclagem-no-sudoeste. Acesso em: 15 de ago. 2019.

SARAIVA, A. L. Construindo a sustentabilidade a partir da logística reversa dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos – REEE’s e o impacto socioambiental desta ação. In: II Seminário Internacional Sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. Recife. 2012.

VR RESÍDUOS. Como a reciclagem de embalagens de vidro pode ampliar seu negócio? Disponível em: https://www.vgresiduos.com.br/blog/reciclagem-de-embalagens-de-vidro. Acesso em: 15 de ago. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-159

Refbacks

  • There are currently no refbacks.