A inclusão social nos dias atuais / Social inclusion in the current days

Leandro Moreira Maciel

Abstract


Este estudo tem por objetivo identificar focar na importância da inclusão social de alunos com necessidades especiais no processo de aprendizagem no contexto escolar, e trazer a importante de se ter bons profissionais na instituição de ensino para colaborar no processo de aprendizagem. A educação especial monstra um novo conceito, e esse conceito se resume ao olhar o aluno com empatia e buscar ajudá-los dentro de suas limitações e encontrar formas em sua metodologia de fazer com que o educando acompanhe o ensino. O estudo mostra que não é para olhar a inclusão como um acontecimento, mas sim como um processo, que necessita ser analisado constantemente e adaptado, mostrando empatia, um olhar com segurança e fazendo com que o aluno se sinta à vontade, pois assim a aprendizagem é vantajosa. A inclusão social não está longe, ela está ao lado de todos, e é preciso buscar meios e adaptar as escolas para todos os alunos.


Keywords


Inclusão Social, Educação Especial, Professor na Gestão Especial.

References


________. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, Brasília.

LEITE, L.P. ; ARANHA, M.S.F. Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília , v.21, p.207 - 215, 2005.

LIMA, R.;MELLO,R.;MASSONI,I.C. Dificuldades de aprendizagem: queixas escolares e diagnósticos em um serviço de neurologia infantil. In: Revista Neurociências, v.14, n. 47, São Paulo:Universidade Federal de São Paulo, 2006, p. 185-190.

MACEDO, L. Fundamentos para a educação inclusiva. Disponível em:<[http://www.educacaoonline.com.br>. Acesso em: 28 Dezembro 2020.

MANTOAN, M. T. E. Direito de Ser, sendo diferente, na escola. In: RODRIGUES,D. (org). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p.183-209.

MELLO, A. R. L. A investigação sobre representações de professores na perspectiva do ensino e da aprendizagem inclusivos. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marilia.

MENDES, E. G. Perspectivas para a construção da escola inclusiva no Brasil. In: PALHARES, M. S.; MARINS, S. C. F. (Orgs) Escola Inclusiva. São Carlos: UFSCAR,2002.

MIRALHA, J. O. A prática pedagógica dos professores do ensino fundamental na perspectiva da educação de qualidade para todos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

MORIÑA, A. Teoria e prática da educação inclusiva. Archidona: Cisterna, 2004.

RODRIGUES, D. Desenvolver a educação inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional. Inclusão: Revista da Educação Especial. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, v.4, n.2, p.7-16, 2008.

RODRIGUES, D. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. S. Paulo. Summus Editorial. 2006.

SANCHES, I. & TEODORO, A. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação, Portugal, v. 8, n.8, p. 63-83, nov. /2006. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/691. Acesso em 20 Dezembro 2020.

SANTOS, Júlio Maia F. dos. Dimensões e Diálogos de Exclusão: Um Caminho para Inclusão. In: Inclusão em Educação - Culturas, Políticas e Práticas. SANTOS, Mônica Pereira dos. PAULINO, Marcos Moreira. (orgs). São Paulo: Cortez, 2006

SILVA, Rita de Fátima da; SEABRA JUNIOR, Luiz; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Educação Física Adaptada no Brasil: da história a inclusão educacional. São Paulo: Phorte,2008. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-149

Refbacks

  • There are currently no refbacks.