Educação escolar e função social: formação para o mercado ou formação emancipadora? / School education and social function: training for the market or emancipatory formation?

Authors

  • Liliane Querino do Nascimento
  • Selma Martines Peres

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-797

Keywords:

gestão, currículo, função social da escola.

Abstract

O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado, As concepções de alfabetização e letramento na pré-escola: reflexões a partir da equipe gestora[1]. A pesquisa tinha como objetivo conhecer a compreensão da equipe gestora da rede municipal de ensino da cidade de Catalão sobre os conceitos de alfabetização e letramento que direcionaram a elaboração da proposta de educação pré-escolar e como se articulavam com as práticas escolares. A investigação foi qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora municipal e escolar. Neste artigo[2], trazemos um recorte da dissertação, focalizando discussões, a respeito da função social da escola enquanto espaço público de formação humana, a partir da gestão. Para tal, adotamos aqui, o caminho metodológico bibliográfico, fundamentando em autores como Dourado (2001, 1998), Libânio (2001), Lopes e Macedo (2010), entre outros. Para isso, apresentamos duas perspectivas de gestão, sendo uma voltada para os interesses do mercado, conforme os preceitos do modelo neoliberal, conhecida como gestão por resultados, e, a outra, voltada para a emancipação humana, e que se ancora nos princípios da gestão democrática. Outro aspecto aqui tratado, é em torno da construção e da seleção do currículo que longe de ser neutro, está carregado de interesses e concepções da classe dominante.  Por fim, o estudo revela o relevante papel da escola na potencialização para uma formação humana e emancipatória, assim, como a inserção dos preceitos empresariais na educação escolar.

 

 

 

References

ARROYO, M. G. Indagações sobre o Currículo: educandos e educadores, seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

BOBBIO, N. O futuro da democracia. Uma defesa das regras do jogo. Tradução Marco Aurélio Nogueira. 5. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Tecnoprint, 1988.

______. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996.

CONTI, Celso L. A.; RICAL, Sandra Aparecida; SANTOS, Flávio Reis dos. Organização escolar: da administração tradicional à gestão democrática. São Carlos: EDUFSCAR, 2012. 105p. (Coleção UAB-UFSCAR)

DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. Gestão Democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

______. Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? Módulo II. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.

DOURADO, Luiz F. A reforma do Estado e as políticas de formação de professores dos anos 1990. In: DOURADO, L. F.; PARO, V. H (Orgs). Políticas Públicas & Educação Básica. São Paulo: Xamã, 2001.

DOURADO, Luiz F.; PARO, Vitor Henrique (Orgs.) Políticas públicas & educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.

GADOTTI, M. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1998

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Tradução de Attilio Brunetta. Revisão da tradução Hamilton Francischetti. Apresentação de Tomaz Tadeu da Silva. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. (Ciências sociais da educação).

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1996.

LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João F.; TOSCHI, M.S. (Orgs.) Educação Escolar: Políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

______. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. 260p.

LIMA, Márcia Regina Canhoto de. Paulo Freire e a Administração Escolar: a busca de um sentido. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. 148 p.

LIMA, Elvira S. Indagações sobre currículo: Currículo e Desenvolvimento Humano. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

LIMA, Licínio C. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governança democrática da escola pública. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010 (Série cultura, memória e currículo, v. 2).

MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC; SEB, 2008.

RODRIGUES, Neidson. Da mistificação da escola à escola necessária. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1991 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo. n. 24).

PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001. 144p.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009

SOARES, Magda. B. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Orientações ao Dirigente Municipal de Educação – Fundamentos, Políticas e Práticas. Santillana, 2012.

Published

2021-06-07

How to Cite

do Nascimento, L. Q., & Peres, S. M. (2021). Educação escolar e função social: formação para o mercado ou formação emancipadora? / School education and social function: training for the market or emancipatory formation?. Brazilian Journal of Development, 6(12). https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-797

Issue

Section

Original Papers