Sensibilização em Acessibilidade Cultural: resultado Bonito (MS – Brasil) / Awareness on Cultural Accessibility: results of Bonito (MS – Brazil)

Verônica de Andrade Mattoso, Ivone Angela dos Santos, Márcio José Felipe, Patricia Silva Dorneles

Abstract


A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promoveu ações de sensibilização em Acessibilidade Cultural durante a vigésima edição do Festival de Inverno de Bonito, de 25 a 28 de julho de 2019. Com objetivo de romper barreiras atitudinais, as ações foram fundamentadas na premissa “Nada sobre nós, sem nós” – portanto realizadas com a participação de pessoas com deficiências – e instrumentalizadas por meio do Cinema, da Gastronomia e de Rodas de Conversas. Com os recursos de audiodescrição, janela de Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) foram exibidos os filmes brasileiros “No seu lugar”, “Sobre Rodas” e “Teu mundo não cabe nos meus olhos”, todos seguidos de Rodas de Conversas. A Escutatória “Nada sobre nós, sem nós” debateu o protagonismo de pessoas com deficiências nos ambientes culturais. Um “Happy Hour Sensorial” foi realizado para enfatizar a relevância da Acessibilidade Cultural em Gastronomia, objetivando a comensalidade para todos. A participação de pessoas com deficiências no Festival de Bonito somada às ações de sensibilização promoveram, não somente a quebra de barreiras atitudinais, como deixaram um legado de possibilidades de acolhimento e convívio equânimes nos ambientes culturais, gastronômicos e de hospitalidade da cidade.


Keywords


Sensibilização, Acessibilidade Cultural, Festival de Inverno de Bonito 2019.

References


ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola : necessidades educacionais especiais dos alunos / Maria Salete Fábio Aranha. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

CARTILHA DO CENSO 2010 – Pessoas com Deficiência / Luiza Maria Borges Oliveira / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília : SDH-PR/SNPD, 2012.

GALERY, Augusto. Empatia na educação inclusiva: conviver e ensinar na diferença. In: DIVERSA. Publicado em 12.01.2018. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/empatia-na-educacao-inclusiva-conviver-ensinar-na-diferenca/. Acesso em: 13.05.2021

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) (2011) – Censo 2010.

LIMA, F.; GUEDES, Lívia C.; GUEDES, Marcelo C. Áudio-descrição: orientações para uma prática sem barreiras atitudinais. Revista Brasileira de Tradução Visual, América do Norte, 2, mar. 2010.

LOPES, Marcos Venícios de Oliveira. Sobre estudos de casos e Relatos de Experiência... Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol. 13, núm. 4, 2012. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Brasil.

MINISTÉRIO DA CULTURA. Guia Orientador para Acessibilidade de Produções Audiovisuais. Secretaria do Audiovisual. 2015.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Educação da sensibilidade: informação em arte e tecnologias para inclusão social. Inclusão Social, Brasília, v.1, n.1, p.51-55, out./mar. 2005.

RENÉ BARBIER, L'écoute sensible dans la formation des professionnels de la santé. Conférence à l´Ecole Supérieure de Sciences de la Santé. Brasilia, juillet 2002.

SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – Capacitação em Acessibilidade. 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-113

Refbacks

  • There are currently no refbacks.