A atenção primária à saúde: um espaço de troca de conhecimentos / Primary health care: a space for exchanging knowledge

Authors

  • Larissa Sales Martins Baquião Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Jordiane Gonçalves
  • Rosana Aparecida Figueiredo
  • Glilciane Morceli

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-093

Keywords:

Agentes Comunitários de Saúde, Educação Técnica em Enfermagem, Violência contra a Mulher.

Abstract

A Atenção Primária em Saúde realiza ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação de seus usuários a nível da atenção básica. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência das autoras na condução da capacitação de agentes de saúde acerca da violência contra a mulher realizada por estudantes Técnicos em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência envolvendo docentes, estudantes de um curso Técnico em Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e ocorreu no ano de 2019. Com a proposta de estudos realizada foi possível que os estudantes e agentes de saúde aprimorassem o conhecimento acerca da temática, sendo a Estratégia Saúde da Família um importante espaço para estas práticas. O trabalho permitiu compreender que a produção do conhecimento pode impactar de forma qualitativa na assistência em saúde e que as Unidades de Saúde necessitam desenvolver ações intersetoriais.

References

BAQUIÃO, L. S. M. Conhecimento e percepção de estudantes de um curso Técnico em Enfermagem acerca da violência contra a mulher perpetrada pelo parceiro íntimo. 2018. 126f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018.

DYNIEWICZ, A.M. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. 2. ed. São Caetano do Sul (SP): Difusão; 2009.

GARCÍA-MORENO C. et al. The health-systems response to violence against women. Lancet, v. 385, p.1567-1579, 2015.

KIND, L. et al. Subnotificação e (in) visibilidade da violência contra mulheres na atenção primária à saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 9, 2013.

MAGUEREZ, C. Elementos para uma pedagogia de massa na assistência técnica agrícola. Campinas, 1970.

RODRIGUES, E. A. S. et al. Violência e Atenção Primária à Saúde: percepções e vivências de profissionais e usuários. SAÚDE DEBATE, Rio de Janeiro, v. 42, n. especial 4, p. 55-66, 2018.

SIGNORELLI, M. C.; AUAD, D.; PEREIRA, P. P. G. Violência doméstica contra mulheres e a atuação profissional na atenção primária à saúde: um estudo etnográfico em Matinhos, Paraná, Brasil. Cad. Saúde Pública. v. 29, n. 6, p. 1230-40, 2013.

Downloads

Published

2021-06-07

How to Cite

Baquião, L. S. M., Gonçalves, J., Figueiredo, R. A., & Morceli, G. (2021). A atenção primária à saúde: um espaço de troca de conhecimentos / Primary health care: a space for exchanging knowledge. Brazilian Journal of Development, 7(6), 55206–55211. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-093

Issue

Section

Original Papers