Desenvolvimento de dispositivo de transporte rastreável para motherboards / Development of traceable transport device for motherboards

Francisnelma de Sousa Farias, Edson Farias de Oliveira, Rui Nelson Otoni Magno

Abstract


A aplicação de tecnologias de rastreabilidade em processos produtivos permite que seja possível identificar, monitorar e controlar eventuais problemas causados ao longo do processo de manufatura de determinado produto. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um processo de produção de dispositivo mecânico rastreável para transporte de placas motherboards em linhas de produção SMT, dentro de uma empresa do Polo de Industrial de Manaus (PIM). Sendo, portanto, necessário o desenvolvimento de uma máquina de usinagem, de um processo de manufatura dos dispositivos, de hardwares de rastreamento, do uso da tecnologia RFID, de um sistema de rastreabilidade e da integração desse processo ao sistema de controle de manufatura da fábrica. A integração de todas estas etapas do processo à metodologia de rastreio dos dispositivos mecânicos no processo de soldagem SMT, resultou no aproveitamento de uma máquina router obsoleta evitando aquisição de uma nova  máquina, gerando uma redução de 95 mil reais, além da redução média anual dos custos em 49,5% em comparação aos dispositivos produzidos por terceiros, a implantação do sistema de rastreabilidade proporcionou ainda a melhoria do controle da produção e da qualidade, e a geração de um histórico de manutenção dos dispositivos rastreáveis.


Keywords


Rastreabilidade, linha SMT, dispositivo mecânico, RFID.

References


ANDRADE, José Elias Zanini; MIGUEL, Lilian Aparecida Pasquini. Uso da Tecnologia RFID no Rastreamento de Amostras Laboratoriais. Revista IPTEC, 2019, 7.1: 110-126.

CHAVES, Palavras. Estratégias Tecnológicas em Sistemas de Transportes Colaborativos–Um estudo de caso da tecnologia de RFID aplicada em terminais de contêineres. Revista de Tecnologia Aplicada, 2012, 1.2: 62-77.

CONCEIÇÃO, Fabio Leme. CONTROLE DE LINHA DE PRODUÇÃO COM RFID. Caderno de Estudos Tecnológicos, 2013, 1.1.

COSTA, Fabrício Rodrigues; DE ARAÚJO, André Oliveira. Aplicação da simulação computacional como ferramenta de avaliação de desempenho da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) em uma etapa do processo produtivo de telefones celulares, 2010.

DA COSTA DACOSTA, CESAR. Aplicação de tecnologia RFID numa estação de rastreabilidade na automação de um processo discreto de manufatura. Iberoamerican Journal of Project Management, v. 4, n. 1, p. 1-15, 2013.

FREITAS, Karine Fernandes; RIBEIRO, Priscilla Cristina Cabral; SILVA, Nathalia Soares. ADOÇÃO DE RFID NA GESTÃO DE ESTOQUES E NA PREVENÇÃO DE PERDAS Área temática: Logística. 2016.

Fabri Junior, L. A., de FG Hernandez, M., Hernandez-Figueroa, H. E., Torezan, O. N., & De, L. P. Usando a Tecnologia RFID para Introdução à Engenharia de Comunicações com Estudantes do Ensino Médio.2018

GUNTZEL, Rosilene Cristina; KLAUCK, Ilaine; LIZZONI, Luciano. A IMPORTÂNCIA DA RASTREABILIDADE EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM UMA UNIDADE INDUSTRIAL DE AVES.2015.

KATAYAMA, Mari Tomita; COELHO, João Carlos Martins; SEGUCHI, Henrique Jun Muramatsu. Implantação de Internet of things em indústria de embalagens. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 7, p. 10179-10195, 2019.

MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. Reprojeto de um dispositivo eletromecânico em uma abordagem de engenharia reversa integrada ao projeto para manufatura e montagem e à prototipagem rápida. Production, v. 21, n. 4, p. 620-633, 2011.

OLIVEIRA, Victor Hugo Mazon de; SERRA, Sheyla Mara Baptista. Controle de obras por RFID: sistema de monitoramento e controle para equipamentos de segurança no canteiro de obras. Ambient constr, Porto Alegre, 2017, 17.4: 61-77.

PREDIGER, Daniel. Modelo de aplicabilidade de sistema RFID para rastreabilidade na indústria alimentícia. 2014.

PRYPUTNIEWICZ, RYSZARD J.; ROSATO, DAVID; FURLONG, Cosme. Measurements and simulation of SMT components. Microelectronics international, v. 20, n. 1, p. 13-16, 2003.

PUHLMANN, Henrique. Introdução à tecnologia de identificação RFID. 2015. http://www. embarcados. com. br/introdução-a-tecnologia-de-identificação-rfid/>.

RIBEIRO, David; PICOTO, Winnie; GONÇALVES, Paulo Almeida. O Impacto da Utilização de RFID: Um Estudo de Caso numa Empresa de Manutenção e Engenharia. In: Atas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. 2016. p. 191-204.

RIBEIRO, Priscilla Cristina Cabral; SCAVARDA, Annibal José; BATALHA, Mário Otávio. Tecnologia na cadeia produtiva bovina internacional: o uso da RFID na rastreabilidade da carne bovina. 2008.

SILVA, KATIANA; DE SAMPAIO, RAIMUNDO J. B. Uma abordagem híbrida para formação de grupos e balanceamento de linhas de montagem SMT. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2002.

SIMÕES, Wagner Lourenzi; DALLA VECCHIA, Rodrigo; DA SILVA, Macáliston Gonçalves. Proposição de um modelo de otimização para programação da produção em Sistema Flexível de Manufatura (FMS) com tempos de setup dependentes da sequência: a combinação de esforços em sequenciamento e tempos de preparação na indústria eletrônica. Produto & Produção, v. 16, n. 1, p. 81-99, 2015.

WELES, Enkindu Feitosa. PROTÓTIPO PARA UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL UTILIZANDO TECNOLOGIA RFID. Revista Brasileira de Mecatrônica, 2019, 1.4: 1-10.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-063

Refbacks

  • There are currently no refbacks.