Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: contradições entre políticas e práticas / Inclusion of disabled students in higher education: contradictions between policies and practices

Monica Dias Araújo

Abstract


O projeto de Produtividade Acadêmica intitulado: Inclusão de acadêmicos com necessidades específicas - IANE, nos cursos de Licenciaturas da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, no Centro de Estudos Superiores de Tefé - CEST, tem proporcionado algumas reflexões acerca das políticas e práticas vivenciadas no meio acadêmico. A educação na Amazônia vem sendo vítima de um processo de exclusão que manifesta de diversas formas. Seja por falta de valorização dos saberes e das realidades específicas desta região que não são levadas em consideração ao instituir e ou implementar políticas públicas ou por outros motivos relacionados as práticas educativas excludentes, que manifestam-se ou ficam camuflados no interior das salas de aula. A Universidade por meio de seus Programas cabe contribuir com as transformações estruturais e mudanças atitudinais, oferecendo para esta geração o privilégio de conviver e aprender com as diferenças. Estas transformações perpassam pelo “saber fazer” e “saber conviver”, e estão ligadas a formação, busca de informação e implementação de políticas inclusivas. Para Glat (2007, p. 135), “o convívio cria demandas as quais se repetem”, Assim, a partir das demandas criadas neste convívio diário com acadêmicos e professores percebe-se a necessidade de conhecer melhor e intervir no processo por meio da “ação – reflexão – e ação”, como nos diz Freire. E as demandas surgidas com o desenvolvimento do projeto IANE, vêm contribuindo com reflexões e intervenções para minimizar as dificuldades encontradas por acadêmicos e professores no processo de inclusão. No desenvolvimento da pesquisa há o apoio teórico de autores como: Duk (2006), Mantoan (2003), Gat (2007), entre outros. O estudo também se constitui de Tesses e Dissertações que abordam a temática e estão disponíveis no Banco de dados da CAPES. Outros documentos como: O plano de Desenvolvimento Institucional-PDI (2017-2021), da Universidade do estado do Amazonas, leis e normas fazem parte do embasamento teórico para a realização da pesquisa e alcance dos objetivos. Neste trabalho o objetivo geral é: analisar o processo de inclusão de pessoas em condição de deficiência nos cursos de Licenciaturas da Universidade do Estado do Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Tefé. De modo específico os objetivos são: apresentar os resultados parciais da pesquisa e problematizar as contradições entre as políticas e as práticas.


Keywords


Universidade, Políticas Inclusivas, Pessoa com Deficiência.

References


ARAÚJO, Monica Dias de. Tessituras da Inclusão na Educação de Jovens e Adultos no Município de Altamira-Pará. 2013. 212 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2013.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BRASIL, Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/ 2014). Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 2014.

DUK, Cynthia. Educar na Diversidade: material de formação docente. 3. ed. Brasília: MEC, SEESP, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011c.

GAMBOA, Sílvio Sanches. A Dialética na Pesquisa em Educação: elementos de contextos. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

GLAT, Rosana (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MANTOAN, Maria Tereza Egler. A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: SENAC, 1997.

MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno; TEIXEIRA, Elizabeth (Orgs.). Metodologias e Técnicas em Pesquisa em Educação. Belém: EDUEPA, 2010.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Saberes, Imaginários e Representações Sociais na Educação Especial: a problemática ética da “diferença” e da exclusão social. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional (2017-2021). Universidade do Estado do Amazonas. Manaus: Edições gráficas, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-056

Refbacks

  • There are currently no refbacks.