O desafio dos professores e professoras enquanto intelectuais orgânicos: observações, páticas e reflexões/ The challenge of teachers as organic intellectuals: observations, practices and reflections

Kleyton Gualter de Oliveira Silva, Guilherme Ernesto de Andrade Neto, Cleiton Lin Oliveira da Silva, Ronaldo Bitencourt de Oliveira, José Inaldo Valões, Enos André de Farias, Laudivan Freire de Almeida

Abstract


Este trabalho foi construido com o objetivo de contribuir com as reflexões sobre as práticas docentes e as relações do magistério com a instituição escolar.Assim, nos dispomos a olhar a atividade professoral a partir do conceito de intelectual orgânico de Antônio Gramsci. Os dados analizados para a construção daescrita foram frutos das observações realizadas no cotidiano escolar durante as vivências no PIBID–Programa de Iniciação a Docência da UNIVASF– Universidade Federal do Vale do São Francisco (2013 a 2015), anotadas por parte dos autores, além das experiências enquanto profissionais da educação do restante do grupo. Sendo assim, realçamos que para Gramsci o intelectual emerge das massas, dos grupos conhecedores de sua realidade, portanto, ninguém melhor que os professores/professoras para apresentar os anseios das escolas, dos lugares, dos seus pares. Por isto, pensamos os profissionais da educação, em partircular os professores/professoras, como capazes de serem proponentes de modelos pedagógicos eficazes para o contexto de cada instituição de ensino. Porém, reconhecemos que falta a essa classe a assunção de sua capacidade tansformadora, que está, sobretudo, a prática orientada pela reflexão: práxis.


Keywords


Atividade professoral, Magistério, Intelectual orgânico, Classe, Práxis.

References


ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere – Os intelectuais. O principio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro, 2000.

__________________. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Editora Civilização Brasileira: Rio de Janeiro — RJ, 1982.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boi tempo, 2007.

MOTTA, Ana Maria. O que é o Homem - Para o curso de Sociologia I, vinculado ao departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais Sociologia da UFF e oferecido aos alunos de Ciências Sociais no segundo semestre de 2000.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-046

Refbacks

  • There are currently no refbacks.