Laboratório de física moderna: análise do efeito hall através do cristal de germânio tipo positivo e tipo negativo / Modern physics laboratory: hall effect analysis using positive and negative germanium crystal

Damião Franceilton Marques Sousa, Luis Gomes de Negreiro Neto, Isaac Ferreira de Lima, Nallyson William Santos Oliveira, Reinaldo Freire da Fonseca

Abstract


Com intuito de analisar o comportamento de fios condutores diante de campos magnéticos externos, Edwin Hall, em 1879, ainda doutorando, descobriu antes mesmo da descoberta do elétron que veio ser realizada anos após, em 1897 por J.J. Thomson, o tal fenômeno efeito Hall, que acaba levando seu nome em sua homenagem. Hall observou que quando submetidos a um campo magnéticos os portadores de cargas da corrente elétrica se moviam para uma dada região, o que geraria um campo de origem elétrica perpendicular o campo magnético, e assim uma diferença de potencial, que respectivamente, os denominou como,campo Hall, e de potencial de Hall, além do mais encontrou uma relação conhecida como coeficiente Hall. Essa descoberta foi de suma importância devido ser o primeiro indicio de que os portadores de cargas da corrente elétrica (elétrons) eram de naturezas negativas, e não as positivas, além de abrir as portas para estudos de semicondutores. Este artigo, faz a síntese da análise experimental que visa estudar esse efeito, investigando o comportamento de dois materiais semicondutores, os cristais Germânio tipo positivo e do tipo negativo, quando submetidos a uma diferença de potencial Hall, a um campo magnético, e uma corrente elétrica induzida gerada através de uma diferença de potencial nos terminais de cada material.


Keywords


Edwin-Hall, Magnetismo, Portadores-De-Cargas.

References


BAUER, W; WESTFALL, G.D.; DIAS H. Física para universitários: eletricidade e

magnetismo. Porto Alegre: AMGH, 2012.

HALLIDAY, D; RESNICK, R; WALKER, J. Fundamentos de física:Eletromagnetismo. Rio de Janeiro: LTC, 2008. V. 03. Moyses Luiz. – São Paulo: Ed. Addisson Wesley 2009.

MACHADO, K. D.Teoria do eletromagnetismo. 2.ed. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2005.

MAGNO, Wictor C; ANDRADE, Mariel; ARAÚJO, Alberto E.P. Construção de um sistema de caracterização das propriedades de transporte de filmes finos pelo efeito Hall. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 03. p. 3403-0 à 3403-6.

MAURITY, A.J.S; LUNAS, F.R; CARVALHO, C.L. REYNOSO V.C.S; AQUINO, H.A. Construção de um sistema de caracterização das propriedades de transporte de filmes finos pelo efeito Hall. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 01. P. 1307-0 à1307-8.

NUSSENZVEIG, M. H.Curso de Física Básica 3: Eletromagnetismo, Editora Edgard Blücher, 1997.

YOUNG, H. D; FREEDMAN, R. A. Física III: Eletromagnetismo/ Young e Freedman; [colaborador A. Lewis Ford]; tradução Sonia Midori Yamamoto; revisão técnica Adir Moysés Luiz. – São Paulo: AddisonWesley, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-045

Refbacks

  • There are currently no refbacks.