Identificação do valor cultural que uma edificação projeta sobre a sociedade: o caso da Capela Ribeira em Sergipe/BR / Identifying the cultural value that a building projects onto society: the case of the Ribeira Chapel in Sergipe/BR

Eder Donizeti da Silva, Adriana Dantas Nogueira

Abstract


A reconstrução do que não mais existe sempre se dá de forma complexa baseando-se numa operação intelectual, na qual as partes incompletas do objeto se tornam tão importantes como as partes que ainda nele são observáveis.  Neste exercício de identificação do valor cultural que uma edificação projeta sobre a sociedade: o caso da Capela Ribeira em Sergipe/BR, estudo realizado como perícia técnica para a Justiça Federal, nota-se que a determinação patrimonial não se dá apenas pela simples observação, mas também num jogo comparativo de memórias, de objetos portadores de juízos estéticos e históricos reconhecíveis como de importância à identidade de uma cultura. O estudo oferece três sentidos ao entendimento do que poderia projetar potencialidade patrimonial: o seu valor material (aspecto focal de mais valia buscado pelos proponentes da ação), o simbólico (que não deixa de estar associado ao material, mas que pode adentrar a outros meios perceptivos, como no caso, uma edificação que fazia parte de um sistema de vida econômico definido por cultura açucareira no Nordeste brasileiro) e o funcional (que transcende, em alguns momentos, a função tradicional de local de rituais religiosos da antiga família e de descanso da alma ou lugar santo de propriedade particular).


Keywords


Juízo, Memória, Patrimônio.

References


AZEVEDO, Esterzilda Berenstein de. Arquitetura do Açúcar. São Paulo: Nobel, 1990.

Bens Móveis e Imóveis Inscritos nos Livros do Tombo do Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 4 ed. Rio de Janeiro: IPHAN, 1994.

FREIRE, Felisbelo. História Territorial de Sergipe. Aracaju: Sociedade Editorial de Sergipe/Secretaria do Estado da Cultura/FUNDEPAH, 1995.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 46 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

GOMES, Geraldo. Engenho e Arquitetura. Recife: FUNDAJ; Ed. Massangana, 2006.

KOCH, Wilfried. Dicionário dos estilos Arquitetônicos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LOUREIRO, Kátia Afonso da Silva. Arquitetura Sergipana do Açúcar. Aracaju: FUNCAJU, 1999.

NASCIMENTO, José Anderson. Sergipe e seus Monumentos. Aracaju: Gráfica J. Andrade, 1981.

NUNES, Maria Thetis. Sergipe Colonial I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

Parecer Técnico nº. 96/2013. Assunto: Avaliação do Valor Cultural da Capela da Fazenda Ribeira. IPHAN/SE, julho de 2013.

PESSOTI, Luciene; RIBEIRO, Nelson Porto (org). A Construção da Cidade Portuguesa na América. Rio de Janeiro: PoD, 2011.

SILVA, E. D.; NOGUEIRA, A. D.; SANTOS, T. G. ; RABELO, G. M. ; ROCHA, M. .

Estudo Das Argamassas Antigas da Igreja de N. Sa. do Rosário dos Homens Pretos em São Cristóvão SE/BR. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 15627-15645, 2021.

VASCONCELLOS, Silvio. Arquitetura no Brasil: Sistemas Construtivos. Belo Horizonte: UFMG, 1979.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-039

Refbacks

  • There are currently no refbacks.