Estudo do Efeito da Infiltração no Fator de Segurança de Dois Escorregamentos da Bacia do Ribeirão Guaratinguetá, SP/ Study of the Effect of Infiltration on the Safety Factor of Two Slides in the Guaratinguetá Brook Basin, SP

Ana Marília Lourenço, Mariana Ferreira Benessiuti Motta

Abstract


Este trabalho apresenta o estudo de dois casos de escorregamentos translacionais ocorridos na bacia do Ribeirão Guaratinguetá, em Guaratinguetá-SP. Sua ocorrência pode estar relacionada à elevação do nível de água pré-existente ou então, à infiltração da água da chuva. Neste contexto, a proposta desse trabalho é analisar a variação do fator de segurança, através do avanço da frente de saturação ao longo do tempo, utilizando-se do modelo Green-Ampt e posteriormente o método Talude Infinito. Para obter os resultados através desses modelos, utilizaram-se dados de precipitações que foram registradas próxima a ocorrência dos escorregamentos, após a época seca (setembro/2008) e época chuvosa (no mês do ocorrido: fevereiro/2009), simulando como o solo iria se comportar. Dentro das análises executadas, ressalta-se a importância do avanço da frente de umedecimento nos fatores de segurança calculados. As chuvas atuam na instabilidade das encostas principalmente através da redução da sucção e do aumento de poropressão. Desta forma, um dos taludes estudados apresentou um comportamento instável no momento em que a frente de saturação alcançou o plano de fraqueza, para a situação após o período de seca (setembro). No mês do escorregamento (fevereiro), somente com o grau de saturação inicial elevado, decorrente das chuvas anteriores, já foi suficiente para causar a instabilidade no local. No segundo talude estudado, tanto após o período de seca (setembro), quanto no mês do escorregamento (fevereiro), a ruptura foi verificada somente com a elevação do nível d’água e fluxo paralelo à inclinação do talude.


Keywords


Green-Ampt, Estabilidade de Taludes, Talude Infinito, Fator de Segurança.

References


Benessiuti, M.F. (2011). Estudo dos Mecanismos de Instabilidade em Solos Residuias de Biotita-Gnaisse na Bacia do Ribeirão Guaratinguetá, Dissertação de Mestrado. Bauru: UNESP.

Camapum de Carvalho, J. (2012).Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicada a solos tropicais. 672p.

Freitas, M.A.C. (2011). Análise de Estabilidade de taludes pelos métodos de Morgenstaern-Price e Correia., Dissertação de Mestrado, Faculddae de Engenharia da Universidade de Porto.

Milanezi, B.P. (2006) Mapeamento geológico da bacia hidrográfica do ribeirão Guaratinguetá, município de Guaratinguetá, SP, Trabalho de conclusão de curso, Universiddae Estadual de Campinas (UNICAMP).

Mohammadzadeh-Habili, J. e Heidarpour, M. (2015) Application of the Green-Ampt model for infiltration into layered soils, Journal of Hydrology 527:824-832.

Silveira, C.T. (2012) Análise do fator de segurança da estabilidade das vertentes na bacia do Rio Jacareí, Serra do Mar Paranaense, Revista Brasileira de Geomorfologia 287-297.

SINDA - Sistema Integrado de Dados Ambientais, Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia do Brasil - Parceiria com CPTEC/INPE.

SISAM - Sistema de Informações Ambientais, Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia do Brasil - Parceria com CPTEC/INPE.

Soares, P.V. (2005) As interrelações de elementos do meio físico natural e modificado na definição de áreas potenciais de infiltração na porção paulista da bacia do rio Paraíba do Sul, Dissertação de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Vieira, B.C. (2007) Previsão de escorregamentos translacionais rasos na Serra do Mar (SP) a partir de modelos matemáticos em bases físicas, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tung-Lin, T. e Sun-Jung, C. (2013) Modeling of layered infinite slop failure triggered by rainfall, Environ Earth Sci: 1429-1434.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-026

Refbacks

  • There are currently no refbacks.