O estágio supervisionado enquanto espaço de produção de saberes para ensinar / The supervised internship as a space for the production of knowledge for teaching

Quitéria Costa de Alcântara Oliveira, Ana Maria Freitas Dias Lima, Josseane Araújo da Silva Santos, Lilian Gama da Silva Póvoa

Abstract


Este trabalho trata-se de uma análise crítico-reflexiva sobre os saberes produzidos e mobilizados na formação de habilidades para a docência à luz do estágio supervisionado. As discussões baseiam-se em experiências formativas desenvolvidas nas licenciaturas em Ciências Biológicas e Computação, ofertadas pelo IFTO, Campus Araguatins (TO). O percurso metodológico utilizado assumiu uma abordagem qualitativa, narrativa e (auto)biográfica na perspectiva de ressignificar o papel do estágio no processo de formação inicial, superando a ideia da formação centrada na racionalidade técnica em prol da construção de um profissional reflexivo. Como técnica para discussão e análise dos dados, optou-se pela forma interpretativa entrecruzando-se depoimentos, memórias e literatura pedagógica. A coleta de dados também se fundamentou em consultas à legislação educacional pertinente, documentos institucionais, observação metódica em sala de aula e realização de entrevista semiestruturadas com 08 alunos de licenciatura em processo de formação, fundamentadas nas discussões de Pimenta e Lima (2012), Sousa (2006), Tardif (2012), Nóvoa (1995), Josso (2007), Schön (2000), Perrenoud (2002), Chizzotti (2006) e Triviños (1987). A pesquisa mostrou-se relevante sob duas dimensões, evidenciou a distância entre a instituição formadora e as escolas campo, bem como, a necessidade de mudanças na proposta de Estágio Supervisionado, em prol da superação da dicotomia entre teoria e prática no exercício da profissão docente vivenciada nesse contexto e ao longo da história da educação brasileira.


Keywords


Narrativas. Estágio Supervisionado. Saberes docentes.

References


BRASIL, Lei 11. 892 de 29 de dezembro de 2008: Cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2008.

. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Reitoria. Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura Presenciais do IFTO. Palmas, IFTO, 2012.

CARVALHO, O. F.; SOUZA, F. H. Formação do Docente da Educação Profissional e Tecnológica e Tecnológica no Brasil: Um Diálogo com as Faculdades de Educação e o Curso de Pedagogia. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 128, p. 629-996, jul.-set., 2014.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8. Ed. – São Paulo: Cortez, 2006 – (Biblioteca da Educação. Série l. Escola; v. 16)

JOSSO, Marie. Christine. Experiências de Vida e Formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2007.

LIMA, Ana Maria Freitas Dias; SANTOS, Josseane Araújo da Silva; PÓVOA, Lilian Gama da Silva; PINHO, Maria José de. Identidade docente: Da subjetividade à complexidade. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n.6, p.33078-33092 jun. 2020. ISSN 2525-8761

NÓVOA, A. (org). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1995.

PIMENTA, Selma G; LIMA, M. S. Lucena. Estágio e Docência. - 7. ed.- São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção docência em formação. - Série saberes pedagógicos).

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre, Artmed, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TRIVIÑOS, A. N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ARMED, 2000.

SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-024

Refbacks

  • There are currently no refbacks.