A educação ambiental no currículo da rede municipal de ensino de São Paulo/SP/ Environmental education in the curriculum of the municipal education network of São Paulo / SP

Selma de Souza Nascimento, Denise Regina da Costa Aguiar

Abstract


O objetivo da pesquisa foi investigar a proposta de Educação Ambiental em uma perspectiva crítica no currículo da cidade de São Paulo e no Projeto Político Pedagógico de duas escolas públicas municipais. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Os procedimentos de coleta de dados foram a revisão bibliográfica sobre a temática, análise de documentos legais nacionais, análise do documento curricular produzido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Projeto Político Pedagógico de duas escolas públicas da cidade de São Paulo. Pode-se evidenciar que a educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, tem demonstrado resultados significativos ao promover a participação coletiva de educadores e educandos, ao formar um atitude crítica, de autonomia e emancipatória, atitude essa que vai além da escola e contribui para a formação de uma sociedade mais justa e sustentável.


Keywords


Matriz Curricular, Sustentabilidade, Ensino Fundamental.

References


BRASIL. Lei Federal n º 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. – Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília/DF, abril de 1999.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília. Resolução CNE/CP 2/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de junho de 2012 – Seção 1 – p. 70. Disponível em: . Acesso em: 26 de ago. 2017.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. 2ªed. São Paulo: Cortez, 2002.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 11 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PPP. SME/SP. Projeto Político Pedagógico das escolas municipais. 2020. Disponível www.portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/>Acesso em: 18 out. 2020.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.

SÃO PAULO/SP: Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: componente curricular Tecnologias para Aprendizagem. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED, 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-023

Refbacks

  • There are currently no refbacks.