Assistência Técnica como ferramenta para redução do déficit habitacional no Distrito Federal / Technical Assistance as a tool for reducing the housing deficit in the Federal District

Alessandra Fonseca Masuda, Ivana Almeida de Figueiredo Jalowitzki

Abstract


O artigo apresenta a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social como uma ferramenta capaz de promover melhor qualidade de vida a moradores inseridos em áreas de vulnerabilidade. Mostra a ATHIS como um processo de melhoria do contexto urbano, que vai além de simplesmente promover novas moradias. Está fundamentado em uma experiência aplicada na Cidade Estrutural do Distrito Federal (DF). A metodologia abordada foi a fundamentação teórica baseada em revisão bibliográfica e um estudo de caso baseado em uma experiência de campo com a Jornada de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, realizada em 2019. Os levantamentos feitos tiveram foco no DF, área que apresentam ocupações informais desde o início da sua construção. Todas as considerações levaram a formulação da problemática de “Como a assistência técnica na arquitetura, aliada a um trabalho multidisciplinar pode proporcionar ações de combate ao déficit habitacional?”. Baseado no estudo realizado, conclui-se que existe um processo lento de busca para melhoria das condições insalubres dos moradores das áreas periféricas de Brasília. Os entraves nesse processo ainda persistem, como a descontinuação dos projetos ocasionada pelas mudanças de governo. Contudo, o importante é a existência de profissionais empenhados em fazer a democratização dos serviços de arquitetura.

 


Keywords


Assistência técnica, Déficit habitacional, Melhoria de moradias, Trabalho multidisciplinar.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.220. Norma Brasileira de Desempenho Térmico para Edificações. Rio de Janeiro, 2005.

BONDUKI, Nabil Georges. Origens da habitação social no Brasil. Análise social, p. 711-732, 1994.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CODEPLAN. Distrito Federal: Cenários Demográficos, Educacionais e de Saúde. Diretoria de Estudos e Políticas Sociais. DIPOS/CODEPLAN. Brasília. 2018.

CODEPLAN. Brasília. 2018. Disponível em: http://www.observatorioterritorial.segeth.df.gov.br/documentos/

DISTRITO FEDERAL. Lei Nº 3.877 de 26 de junho de 2006. Dispõe sobre a política habitacional do Distrito Federal

DISTRITO FEDERAL. Lei Complementar Nº 715 de 24 de janeiro de 2006. Torna a Vila Estrutural Zona Especial de Interesse Social - ZEIS. Brasília, 2006.

DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 37438 decreto nº 37.438, de 24 de junho de 2016 institui o Programa Habitav Brasília, no âmbito da Política Habitacional do Distrito Federal e cria o Comitê Gestor e o Grupo Técnico Executivo para desenvolvimento das ações de implantação do Programa.

JATHIS - ornada de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social de Brasília, Disponível em: http://brasilia.jathis.org.br/2019/

________. Lei nº 10.254, de 10 de junho de 2001. (Estatuto da Cidade). Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da urbana e dá outras providencias, 2001.

________. Lei nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008. Assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social e altera a lei no 11.124 de 16 de junho de 2005, 2008.

PESQUISA CAU/BR revela perfil profissional dos arquitetos e urbanistas brasileiros, disponível em:https://revistaprojeto.com.br/acervo/conteudo-cau-retrato-atual-arquitetura-e-urbanismo-no-brasil/

SEGETH/CODEPLAN. Indicadores de Qualidade e Sustentabilidade Territorial - Relatório Geral de Resultados do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Gestão do Território e Habitação – SEGETH e Companhia de Planejamento do Distrito Federal




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-021

Refbacks

  • There are currently no refbacks.