Automação de controle do nível da água para sistema aquapônico domiciliar / Automatic water level control for home aquaponic system

Robson Araújo de Oliveira, Kessler Rezende Oliveira

Abstract


A aquaponia é uma modalidade de produção de alimentos que une a piscicultura para cultivo de peixes e a hidroponia para fertilização de plantas sem o uso de solo com o suporte de bactérias aeróbicas e anaeróbicas em um sistema de circulação fechada em pequena escala. O termo aquaponia é derivado da combinação das palavras "aquicultura" para produção de organismos aquáticos e 'hidroponia' para produção de plantas sem solo. A aquaponia preconiza a reutilização da água em sistema de circulação fechado, reduzindo desperdícios e diminuindo a liberação de efluentes tóxicos no meio ambiente. O volume de água necessário para um sistema de aquaponia é muito baixo quando comparado aos sistemas tradicionais de agricultura e aquicultura separadamente. A água do sistema de aquaponia não precisa ser trocada periodicamente, porque os compostos orgânicos e inorgânicos contendo sais, ácidos e bases das fezes e urina dos peixes são tratados bioquimicamente por bactérias e convertidos em nutrientes absorvíveis pelos vegetais hidropônicos. A água perdida por evaporação pode desequilibrar o sistema e provocar a morte dos organizamos na plataforma. O projeto de pesquisa desenvolveu uma solução automatizada para o controle do de controle de nível da água na plataforma aquapônica domiciliar utilizando um dispositivo embarcado de Internet das Coisas (Placa Microcontroladora Arduino Uno), Linguagem de Programação C++ e o Ambiente Integrado de Desenvolvimento Arduino™ IDE 1.8.5 x64.


Keywords


Aquaponia, Hidroponia, Piscicultura e Internet das Coisas.

References


CASTRO, E. J. R. et al. Engenharia de Requisitos: Um Enfoque Prático na Construção de Software Orientado ao Negócio. Florianópolis, SC: Bookess, 2014.

EMBRAPA, Brasil. Calagem e Controle da Acidez dos Viveiros de Aqüicultura. Circular Técnica 14. ISSN 1516-4683. Jaguariúna, SP: Dezembro, 2006.

______. Recomendações Práticas para Melhorar a Qualidade da Água e dos Efluentes dos Viveiros de Aqüicultura. Circular Técnica 12. ISSN 1516-683. Jaguariúna, SP: Dezembro, 2006.

______. Boas Práticas de Manejo (BPMs) para Reduzir o Acúmulo de Amônia em Viveiros de Aqüicultura. Comunicado Técnico 44. ISSN 1516-8638. Jaguariúna, SP: Dezembro, 2007.

______. Montagem e Operação de um Sistema Familiar de Aquaponia para Produção de Peixes e Hortaliças. Circular Técnica 72. ISSN 1678-1945. Aracaju, SE: Dezembro, 2015.

______. Produção Integrada de Peixes e Vegetais em Aquaponia. ISSN 1678-1953189. Aracaju, SE: Outubro, 2015.

______. Sistema Familiar de Aquaponia em Canaletas. Circular Técnica 81. ISSN 1678-1945. Aracaju, SE: Dezembro, 2016.

PATTILLO, ALLEN. An Overview of Aquaponic Systems: Hydroponic Components. Technical Bulletin #123. NCRAC, Iowa. March 2017.

______. An Overview of Aquaponic Systems: Aquaculture Components. Technical Bulletin #124. NCRAC, Iowa. October 2017.

MANYIKA, James. et al. The Internet of Things: Mapping the Value Beyond the Hype. McKinsey Global Institute, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30586

Refbacks

  • There are currently no refbacks.