Sistema de automatização para irrigação de uma horta a partir da energia fotovoltaica / Automation system for housing irrigation from photovoltaic energy

Aurea Messias de Jesus, Afonso Joaquim Carvalho Neto, Rodrigo Vanzetto, Aline Aparecida Rodrigues

Abstract


O custo da energia no Brasil é muito elevado assim a sociedade deve ter conhecimento de todas as fontes renováveis que podem ser utilizadas aproveitando o meio natural, a forma como se utiliza a energia é uma questão chave na qual o uso racional da energia nas organizações humanas é imprescindível para atingir os objetivos de um novo modelo de desenvolvimento, tanto pela diminuição da intensidade energética global, como pela melhoria dos resultados econômicos correspondentes. O presente trabalho busca responder: De que forma pode se implantar um sistema de automação de irrigação de horta a partir da energia fotovoltaica em um centro de reabilitação de dependentes químicos na cidade de Ituiutaba-MG. Esta pesquisa é realizada através de um campo exploratório, na qual foi desenvolvida uma análise no local, verificando as probabilidades de implantar o sistema de automatização e consequentemente a análise dos custos. Assim verificou-se que o sistema fotovoltaico automatizado é economicamente viável, visto que depende apenas de energia solar, é uma alternativa de desprezível impacto ambiental. Permite uma economia na mão de obra, contribuindo para que intensifique a qualidade da plantação. Por fim conclui-se conforme a tecnologia avança e os métodos para a captação de energias renováveis se desenvolvem, fica cada vez mais evidente que existem muitas formas de produzir energia sem agredir tanto o meio ambiente.


Keywords


Energia Solar, Automatização, Fotovoltaica.

References


AZEVEDO, J. A. de; SILVA, E. M. da. Tensiômetro: Dispositivo prático para controle de irrigação. Embrapa Cerrados – Circular técnica, 1999.

CABRAAL, R. A.; BARNES, D. F.; AGARWAL, S. G. Productive uses of energy for rural development. Annual review of enviromental and resources, n. 30, p. 117-144, 2005.

CEPEL-CRESESB. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos, Edição revisada e atualizada, Rio de Janeiro-Março–2014.

DEMONTI, Rogers. Processamento da energia elétrica proveniente de módulos fotovoltaicos. FLORIANÓPOLIS, SC, 2003. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

EMBRAPA. Irrigação: sistemas e manejo. Disponível em: http://www.cnpuv.embrapa.br/publica/sprod/UvasSemSementes/irrigacao.html. Acesso: 07 de Nov. de 2016.

GORNAT, B.; SILVA, W.L.V. Sistemas de controle e automatização da irrigação. ITEM. Irrigação e Tecnologia Moderna, 1990.

GRAH,V.F.; BOTREL,T.A.; PONCIANO,I.M.; DAMASCENO,A.P.A.B.; LVADOR,C.A.; ALVES,D.G. Solucao Alternativapara Bombeamento de Agua e Automacao da rrigacao sem o uso de Energia Eletrica. Irriga, 2012.

HARVARD. From Space to Earth. The Story of Solar Electricity. Harvard University Press. Cambridge, EUA, 2002.

KAPADIA, K. Produção de energia renovável: a review of four Bank - GEF projects. Banco Mundial. 2004.

KASATEC. Kit de bomba. Disponível:

http://kasatecenergiasolar.commercesuite.com.br/kit-bomba-de-agua-solar-p100-pr-233-399673.htm. Acesso 08 de Nov. 2016.

OLIVEIRA FILHO,K.S.;SARAIVA,M.F.O. Astronomia e Astrofisica. Livraria da Fisica, 2004.

REHMAN,S.;BADER,M.A.;AL-MOALLEM,S.A. Cost of solar energy generated using PV panels. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 2007

REN21. Renewables 2011 Global Status Report. Renewable Energy Policy Network for the 21st Century (REN21). Paris, 2011.

SANTOS, E.C.; Souza,L.C.; Souto,J.S; filho,j.b.a. Energia Solar na Fruticultura Irrigada Familiar. Tecnologia & Ciencia Agropecuaria, v.1, no 2, 2007

SOILCONTROL. Revendedora de tensiômetro. Disponível: http://soilcontrol.com.br/produto/104427/minitensiometro-analogico-para-vasos.aspx. Acesso 08 de Nov. 2016.

VAREJAO-SILVA,M.A. Meteorologia e Climatologia.Versao Digital. Recife, 2005.

VILLALVA,M.G.; GAZOLI,J.R. Energia solar fotovoltaica: conceitos e aplicacoes. Editora Erica, 2012.

WEC. Survey of Energy Resources. World Energy Council. Londres, p. 408. 2010. ISBN: 978 0 946121 021.

WHITE, R. GEF/FAO Workshop on Productive Uses of Renewable Energy: Experience, Strategies, and Project Development. GEF e FAO. Roma, p. 33. 2002.

ZILLES, R.MACÊDO, W. N. GALHARDO, M. A. B. OLIVEIRA, S. H. F. de. Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica. Oficina de texto, São Paulo, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30543

Refbacks

  • There are currently no refbacks.