Fatores determinantes para uma boa gestão da manutenção eletromecânica em uma empresa de saneamento / Determinant factors for good electromechanical maintenance management in a sanitation company

Authors

  • Karlos Eduardo Arcanjo da Cruz Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Tiago Pontual Waked
  • Bruno Roberto Gouveia Carneiro da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-641

Keywords:

Gestão da Manutenção, Manutenção Preventiva, Manutenção Evolucionária

Abstract

Este trabalho analisa uma empresa estadual de saneamento básico no estado de Pernambuco, comparando-a com os fatores que se considera como pilares para adequada manutenção eletromecânica, de forma a compreender o que se pode melhorar para atingir um nível de excelência. Por fim, busca extrair informação dos mantenedores para identificar os entraves, o grau de compreensão sobre a gestão da manutenção e do status quo. Verificou-se, então, que os itens que mais próximos da empresa de referência são: engajamento e motivação (82%), estrutura organizacional definida para o setor de manutenção (78,3%), Sistema de monitoramento das condições – Inspeção preventiva e preditiva (66,57%). Enquanto que os itens mais distantes são: Sistema de custeio da manutenção (40%), Suprimentos de matérias (45%).

References

BRANCO FILJO, F. G. A organização, o planejamento e o controle da manutenção. Rio de Janeiro, Ciência Moderna, 2008.

REIS, Ana Carla Bittencourt; COSTA, Ana Paula Cabral Seixas; ALMEIDA, Adiel Teixeira. Diagnóstico da gestão da manutenção em indústrias de médio e grande porte da região metropolitana de Recife. Produção, vol.23, no.2, p.226-240, ISSN 0103-6513, Jun 2013.

TUROLLA, F. A. Política de saneamento: avanços recentes e opções futuras de políticas públicas. Brasília. Ipea, 2002.

VIANA, Herbert Ricardo Garcia. Fatores de Sucesso para Gestão da Manutenção de Ativos: um modelo para elaboração de um plano diretor de manutenção. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRG. Porto Alegre – RS, 2013.

WIREMAN. T. Development Performance Indicator for Managing Maintenance. New York: Industrial Press, 1998.

Published

2021-06-07

How to Cite

da Cruz, K. E. A., Waked, T. P., & da Cunha, B. R. G. C. (2021). Fatores determinantes para uma boa gestão da manutenção eletromecânica em uma empresa de saneamento / Determinant factors for good electromechanical maintenance management in a sanitation company. Brazilian Journal of Development, 7(5), 53285–53294. https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-641

Issue

Section

Original Papers