Fatores determinantes para uma boa gestão da manutenção eletromecânica em uma empresa de saneamento / Determinant factors for good electromechanical maintenance management in a sanitation company

Karlos Eduardo Arcanjo da Cruz, Tiago Pontual Waked, Bruno Roberto Gouveia Carneiro da Cunha

Abstract


Este trabalho analisa uma empresa estadual de saneamento básico no estado de Pernambuco, comparando-a com os fatores que se considera como pilares para adequada manutenção eletromecânica, de forma a compreender o que se pode melhorar para atingir um nível de excelência. Por fim, busca extrair informação dos mantenedores para identificar os entraves, o grau de compreensão sobre a gestão da manutenção e do status quo. Verificou-se, então, que os itens que mais próximos da empresa de referência são: engajamento e motivação (82%), estrutura organizacional definida para o setor de manutenção (78,3%), Sistema de monitoramento das condições – Inspeção preventiva e preditiva (66,57%). Enquanto que os itens mais distantes são: Sistema de custeio da manutenção (40%), Suprimentos de matérias (45%).


Keywords


Gestão da Manutenção; Manutenção Preventiva; Manutenção Evolucionária

References


BRANCO FILJO, F. G. A organização, o planejamento e o controle da manutenção. Rio de Janeiro, Ciência Moderna, 2008.

REIS, Ana Carla Bittencourt; COSTA, Ana Paula Cabral Seixas; ALMEIDA, Adiel Teixeira. Diagnóstico da gestão da manutenção em indústrias de médio e grande porte da região metropolitana de Recife. Produção, vol.23, no.2, p.226-240, ISSN 0103-6513, Jun 2013.

TUROLLA, F. A. Política de saneamento: avanços recentes e opções futuras de políticas públicas. Brasília. Ipea, 2002.

VIANA, Herbert Ricardo Garcia. Fatores de Sucesso para Gestão da Manutenção de Ativos: um modelo para elaboração de um plano diretor de manutenção. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRG. Porto Alegre – RS, 2013.

WIREMAN. T. Development Performance Indicator for Managing Maintenance. New York: Industrial Press, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-641

Refbacks

  • There are currently no refbacks.