Internacionalização de produtos artesanais: uma proposta alinhada ao projeto de extensão Desol/Univille/ Internationalization of handcrafted products: a proposal aligned to the Desol/Univille extension project

Júnior Niehues, Jurema Tomelin Barg, Giancarlo Décimo Grazziottin, Rita Inês Pretrykowski Peixe

Abstract


O presente artigo tem como temática a exportação de produtos artesanais, e como objetivo a elaboração de uma sistemática que visa o desenvolvimento de planos estratégicos de exportação. Inicialmente, foi utilizada como base para o desenvolvimento, uma investigação exploratória sobre cultura e internacionalização de microempresas. Em seguida foi aplicado uma pesquisa de campo, onde foram entrevistadas artesãs que se demonstraram interessadas no processo de internacionalização, a fim de prospectar suas necessidades e expectativas, com relação à exportação, como também artesãs que já possuem experiências com o mercado externo, para que estas pudessem elucidar, com suas vivências, os processos de exportação de artesanias. Com base nos dados levantados, foi então elaborado uma sistemática que se expressa de maneira simples e direta, e possibilita o artesão desenvolver o seu planejamento estratégico, utilizando ferramentas disponibilizadas por entidades de fomento à exportação no Brasil. Dessa forma, a sistemática aqui apresentada fomenta a exportação do artesanato brasileiro, possibilitando assim a difusão da cultura brasileira.


Keywords


Exportação, Artesanato, Estratégia.

References


ABEXA. Associação Brasileira de Exportação de Artesanato. Perfil França: Prospecção de oportunidades comerciais. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2015.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretária de Comércio Exterior. Empresa Comercial Exportadora / Trading Company. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2015.

______. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretária de Comércio Exterior. Radar Comercial. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2015.

DARÁ, Cleide B. dos S. Planejamento Estratégico de Exportação: Coleta de Dados. Joinville: 29 mai. 2015. (Entrevista concedida a Júnior Niehues).

ESTADOS UNIDOS. Central Intelligence Agency (CIA). The World Factbook: France. Disponível em: . Acesso em: 29 mai. 2015.

EUROPEAN Union Export Helpdesk. As minhas exportações. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2015.

INEA. Handicrafts Market in France. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2015.

MINERVINI, Nicola. O exportador. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

NAÇÕES UNIDAS. Divisão de População. População, Consumo e Meio Ambiente 2015. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30418

Refbacks

  • There are currently no refbacks.