Parklets: uma possível alternativa de espaço público de interação social no período Pós-Pandemia da COVID-19/ Parklets: a possible public spaces alternative for social interaction in the Post-Pandemic period of COVID-19

Lara Reis Rodrigues, Maximiliano Engler Lemos

Abstract


Com as medidas de isolamento e de distanciamento social, tidas como algumas das ações de enfrentamento à atual doença pandêmica COVID-19, espaços públicos ao ar livre que proporcionem o convívio e a interação em sociedade com segurança se tornarão muito necessários para proporcionar o bem-estar psíquico e físico das pessoas e também para (re)estabelecer a vitalidade na cidade, no período pós-pandêmico. Mediante esta reflexão, a presente pesquisa exploratória em andamento objetiva analisar os parklets como uma possível alternativa de espaço público de lazer às cidades após a pandemia, utilizando metodologia de abordagem quantitativa, visto que foram realizados levantamentos bibliográficos sobre a temática abordada e a aplicação de questionário on-line nas redes sociais para a aquisição de informações sobre quais os anseios e necessidades da população para sua cidade no período após as medidas restritivas de urgência. Até o presente momento, constata-se que os parklets seriam uma alternativa que supriria de maneira rápida, prática, eficaz e não dispendiosa a necessidade por mais espaços urbanos de interação social ao ar livre.


Keywords


Parklets, espaço público, interação social, pós-pandemia.

References


DIAS, D. M. S.; ALBUQUERQUE, M. C. B. O DIREITO À CIDADE NOS INTERSTÍCIOS DO ESPAÇO PÚBLICO: PARKLETS PARA QUE E PARA QUEM?. Revista de Direito da Cidade, vol. 11, n. 3, 2019.

GEHL, J. Cidades Para Pessoas. Tradução de Anita Di Marco. São Paulo: Perspectiva, 2013.

JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011, 510 p. Tradução por Carlos S. Mendes Rosa.

LANA, R. M. et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, Perspectivas, 2020, 5 p.

LIMA, A. B. O. ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DA INSTALAÇÃO TEMPORÁRIA DE UM PARKLET EM UMA RUA DO CENTRO DE JOÃO PESSOA. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa – PB, 2016, 87 p.

SÃO PAULO. DECRETO Nº 55.045, DE 16 DE ABRIL DE 2014. 2014. Disponível em: Acesso em: setembro de 2020.

SILVA, L. A. PARKLETS – INTERVENÇÃO URBANA E A TRANSFORMAÇÃO DOS ESPAÇOS URBANOS EM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA. Programa de Iniciação Científica, Faculdade de Ciências Aplicadas e Tecnologia – Fatecs, UniCEUB, Brasília – DF, 2018, 53 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-598

Refbacks

  • There are currently no refbacks.