Energia elétrica produzida por um sistema fotovoltaico versus dados meteorológicos – uma aplicação da correlação de pearson / Electricity produced by a photovoltaic system versus meteorological data - an application of pearson correlation

Janine Cavalcante de Oliveira, Fernando Nunes Belchior

Abstract


Este trabalho apresenta como calcular e analisar o Coeficiente de Correlação de Pearson entre a energia produzida por um sistema de geração de energia fotovoltaica e alguns parâmetros meteorológicos. Para tanto, foram coletados dados coletados entre os dias 1º de novembro de 2016 e 28 de fevereiro de 2019, provenientes de uma usina fotovoltaica e de uma estação meteorológica instaladas em um prédio da Universidade Federal de Goiás. Para cada parâmetro, foram calculadas médias mensais e, com esses resultados, obtidas as correlações entre a energia produzida e cada um dos dados meteorológicos. Concluiu-se que o parâmetro de maior influência na geração de energia é a irradiação solar global horizontal. Além disso, foram calculadas regressões lineares para verificar o ajuste entre a potência de saída do sistema e os dados meteorológicos. A equação que mais se adaptou ao modelo possui confiança de 64,2%, que é um resultado bom, mas pode não ser o melhor modelo para representar o sistema, apesar de produzir um erro de apenas 6,5%.


Keywords


Correlação de Pearson, Energias Renováveis, Fotovoltaica, Regressão Linear.

References


TIPOS de painel solar fotovoltaico. Portal Solar. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/tipos-de-painel-solar-fotovoltaico.html. Acesso em maio de 2021.

BORES, H., BLOWER, A.P. Hidrelétricas se tornam insustentáveis dependendo de onde forem construídas. O Globo. 12 nov. 2018. Disponível em: . Acesso em maio de 2021

VILLALVA, M.G., GAZOLI, J.R. Energia solar fotovoltaica: conceitos e aplicações – sistemas isolados e conectados à rede. 1. ed. São Paulo: Editora Érica, 2013.

VALLÊRA, A.M., BRITO, M.C. Meio Século De História Fotovoltaica. Gazeta de Física, Sociedade Portuguesa de Física, 29, 10-15. 2005. Disponível em: https://www.spf.pt/magazines/GFIS/76/pdf. Acesso em maio de 2021.

KOMP, R. J. Practical photovoltaics: eletricity from solar cells, 3a. ed., aatec publications: Ann Arbor, 2001.

SALES, B. F., DIAS, T. J. Influência das condições meteorológicas na geração fotovoltaica - estudo de caso CERIn. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Sistemas Elétricos e Energia, Universidade Federal de Itajubá, 2015.

FILHO, D. B. F., JÚNIOR, J. A. D. S. Desvendando os mistérios do coeficiente de correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, 18(1), 115–146. 2019.

COEFICIENTES de Correlação. Oper Data. 2019. Disponível em: . Acesso em maio de 2021

SILVA, J. A. A. Tratamento de Dados Meteorológicos e Análise de Desempenho do Sistema Fotovoltaico da EMC/UFG. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

ESTAÇÃO Meteorológica EMC UFG. Weather Station. Disponível em: . Acesso em maio de 2021.

SISTEMA de geração de energia solar fotovoltaica da EMC UFG. Theia Analyzer. Disponível em: . Acesso em maio de 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30314

Refbacks

  • There are currently no refbacks.