Estudo da análise de tensões cisalhantes na interface aço-cimento devido ao efeito de microcanalização produzida por gás / Study of shear stress analysis at the steel-cement interface due to the effect of microcanalization produced by gas

Natália Hinkelmann Padilha, Andreza de Oliveira Miranda, Sávio R. M. Sarkis, Igor R. C. Oliveira

Abstract


A cimentação de poços de petróleo é definida como o preenchimento do espaço anular entre a tubulação do revestimento e a parede do poço. Esta operação é essencial para evitar influxo de fluidos da formação para o poço, conferir aderência mecânica ao revestimento e à formação e proteção do revestimento contra corrosão. A migração de gás do reservatório pelo anular cimentado é um dos problemas que podem ocorrer, podendo levar à formação de micro canais que enfraquecem a estrutura. O presente trabalho teve por objetivo analisar a influência da ação de migração de gás em uma pasta de cimento. Para tanto, foram criados moldes que simulassem o anular de um poço de petróleo, cimentados moldes com a migração de gás ocorrendo e sem a migração de gás e, por fim, realizado o ensaio de resistência ao cisalhamento com os corpos de prova nas idades de 7 e 14 dias. A redução percentual da resistência ao cisalhamento devido a migração de gás para os corpos de prova com 14 dias foi de 20,0%. Para os corpos de prova com 7 dias, a redução percentual foi de 26,7%.


Keywords


Cimentação. Migração de gás. Resistência ao cisalhamento.

References


THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Interciência, 2. Ed: Rio de Janeiro, 2001.

NELSON. E. B.; GUILLOT, D. Well Cementing. 2nd Edition. Ed. Texas: Schlumberger, 2006.

NUNES, E. R. D. Influência da Vermiculita Expandida na Formulação de Pastas Leves para Evitar a Migração de Gás em Cimentação de Poços Petrolíferos. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.

ROCHA, J. M. S. Estudo da Migração de Gases em Pastas de Cimentação para Uso em Poços de Petróleo. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

CAMPOS, G., SIMÃO, C. A., CONCEIÇÃO, A. C. F. Curso Básico sobre Cimentação Primária, Rio de Janeiro: Petrobras, 2002.

ROCHA, L. A. S.; AZEVEDO, C. T. Projetos de Poço de Petróleo. Interciência, 2. Ed: 2009.

DÉSIR, J. M.; ALEXANDRE, J.; CASTRO, A. M. Estudo da Atividade Pozolânica da Metacaulinita. 45° Congresso Brasileiro de Cerâmica, Florianópolis, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30297

Refbacks

  • There are currently no refbacks.