Os impactos na educação, do programa luz para todos, no sul do Brasil / The impacts on the education, of the light for all program, in southern Brazil

José Antônio Moreira das Neves

Abstract


A educação no campo, dos povos do campo é um processo ainda em construção. Com características distintas da realidade urbana, o campo foi por longo tempo esquecido. Recentemente, o que significa menos de duas décadas, o campo passou a ser lembrado através de políticas públicas mais efetivas. Entre essas se podem destacar o Programa Luz para Todos (PLT), uma iniciativa do governo Federal, juntamente com os Estados, Municípios e as concessionárias de energia elétrica para estender o abastecimento elétrico a regiões distantes dos centros urbanos. O estudo apresentado trata da influência da luz elétrica no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que residem no campo, especificamente, na cidade de Canguçu, no sul do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de natureza qualitativa, realizou-se em uma escola na zona rural daquela cidade, onde se entrevistou professores, membros diretivos e alunos que participaram da chegada da luz elétrica na região. Utilizando-se a técnica da análise de conteúdo de Bardin, realizou-se a verificação dos relatos obtidos durante as entrevistas. Assim, a pesquisa aponta para o entendimento de que a luz elétrica no campo, para os alunos cujas famílias foram beneficiadas pelo PLT, melhoraram seus aproveitamentos escolares, uma vez que a luz elétrica alterou de forma positiva a rotina e o comportamento dos educandos e o período noturno, nas residências, estabelece-se como outro espaço e momento para o aprendizado.

Keywords


Educação. Educação no campo. Programa Luz para Todos.

References


ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; ALMEIDA, Maria de Fátima M.; MARTINS, Aracy Alves (Org). Territórios Educativos na Educação do Campo: Escola, Comunidade e Movimentos Sociais. Coleção Caminhos da Educação no Campo, 5. 2. ed. Belo Horizonte, BH: Editora Gutenberg, 2012.

ARROYO, Miguel G; CALDART Roseli S.; MOLINA, Mônica Castagna. Por Uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.

ARROYO, Miguel e FERNANDES, Bernardo M.. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo, 1999. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, n°2.

BARDIN, L.. L’Analyse de contenu. Editora: Presses Universitaires de France, 1977.

________. Ánálise de conteúdo. SP: Edições 70, 2011

BLUMER, H.. What is wrong with social theory? American Sociological Review Nº19, p. 3-10, 1954.

COMPANHIA ESTADUAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Os investimentos da CEEE-D na Gerência Regional Sul. Pelotas, 2010.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais. Online: Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais — Inep (www.gov.br)

PROGRAMA LUZ PARA TODOS (PLT). Dados do Programa. Online: http://www.mme.gov.br/luzparatodos/asp/

SAVIANI, Dermeval. Educação, do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP, 19 ed: Autores Associados, 2013.

You Tube. (2012, agosto 21). Palestra Miguel Arroyo Políticas Públicas para Educação no Campo.

Acesso em 11 de novembro de 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-524

Refbacks

  • There are currently no refbacks.