Aquisição da potência ativa no fresamento frontal utilizando um sistema de baixo custo / Acquisition of active power in face milling using a low cost system

Rafael Gomes da Silva, Danilo dos Santos Oliveira, Luis Filomeno Fernandes, Rhander Viana

Abstract


Os estudos dos processos de fabricação, em geral, concentram-se em estimar a potência elétrica exigida pelas máquinas. Nesse sentido, um fator importante a ser considerado no processo de usinagem é a estimativa de demanda de pico de energia, que afeta o processo em si e eventualmente os sistemas de distribuição de eletricidade. Assim, este artigo propõe um sistema de baixo custo de aquisição, medição e monitoramento de sinais para estimar a demanda de potência elétrica ativa, com base na variação dos parâmetros de corte no processo de fresamento frontal do aço ABNT 1045. Mais especificamente, o sistema proposto extrai a potência ativa da máquina, em função da variação do avanço por dente, profundidade de corte, velocidade de corte e usinagem a seco ou com aplicação de fluido de corte em abundância.  Os resultados mostraram que o sistema proposto de monitoramento da potência ativa da máquina-ferramenta é robusto e eficiente, evidenciando claramente a variação do sinal da potência adquirida quando da variação das condições de corte impostas.

 


Keywords


Fresamento Frontal, Aço ABNT 1045, Potência Ativa

References


Chapman, S.J., 2013, “Fundamentos de Máquinas Elétricas”, Ed. McGraw Hill, Porto Alegre, Brasil, 698 p.

De Filippi, A, Ippolito, R, Micheletti, GF., 1981, “NC machine tools as electric energy users”, Annals of the CIRP, Vol. 30, No 1, pp.323-326.

Kularatna, N., 2008, “Electronic Circuit Design - From Concept to Implementation”, Ed. CRC Press, Taylor and

Francis Group, Boca Raton, USA, 483 p.

Machado, A. R., Abrão, A. M., Coelho, R. T., Silva., M. B., 2009, “Teoria da Usinagem dos Materiais”, Ed. Blucher, São Paulo-SP, 371 p.

McRoberts, M., 2012, “Arduino Básico”, Ed. Novatec Ltda, Brasil, 456 p.

Saliga, J., 2006, Measurements of Electrical Quantities, Physical Methods, Instruments and Measurements, Technical University of Kosice, Slovak Republic.

Trent, E.M., Wright, P.K., 2000, “Metal Cutting”, 4th Edition, Butterworth Heinemann.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30271

Refbacks

  • There are currently no refbacks.