Discursos e práticas no ensino de arte na escola: o lugar da pesquisa e da poesia como criação / Discourses and practices in art teaching at school: the place of research and poetry as creation

Valéria Maria Chaves de Figueiredo, Maria Ângela Ambrosis Machado, Alexandre Donizete Ferreira

Abstract


O projeto Fica na Esquina se propôs explorar as interfaces entre a dança, o teatro e a contação de historias. Foi criado a partir do encontro dos grupos de pesquisa: Grupo IPU – Núcleo de Pesquisa em Teatro – Emac/UFG e o LAPIAC – Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares em Artes da Cena – FEFD/UFG. Pensado e desenvolvido para atuar em escolas da rede pública de educação do município de Goiânia, o grupo pesquisou a arte de contar histórias, em especial histórias de Goiás desvelando modos e identificando aspectos das construções históricas, sociais e comunitárias trazendo esse material para a criação e composição artística. Assim, por um lado, trataremos de relatar os processos de pesquisa que temos desenvolvido e por outro lado apontaremos os resultados de nossa inserção nas escolas durante um ano e as inúmeras abrangências que se apontaram no que concerne à formação continuada do professor de arte no ensino fundamental e médio e como se processaram esses lugares do artista pesquisador docente.


Keywords


Contação de História, Teatro, Dança.

References


ARROYO, Miguel. Oficio de mestre: imagens e auto-imagem. Petropolis: Vozes, 2000.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

FERRAZ, Maria Heloisa Correa e FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 4ª ed. 2010.

FERREIRA, Sueli (org). O ensino das artes: construindo caminhos.Campinas SP: Papirus, 2001.

KRAMER, Sonia. Infância e produção cultural. SP: Campinas, 1998.

OSINSKI, Dulce. Arte, história e ensino – uma trajetória. SP: Cortez, 2001.

SANTOMAURO, B. O que ensinar em Arte: o ensino da área se consolida nas escolas sobre o tripé apreciação, produção e reflexão. Nova Escola: Conhecer a cultura. Soltar a imaginação. 2009.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As dimensões do projeto politico-pedagógico. SP: Papirus, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30072

Refbacks

  • There are currently no refbacks.