Agricultura familiar, produção local e desenvolvimento socioeconômico na comunidade de vila de Beja/Pará-Brasil / Family agriculture, local production and socioeconomic development in the vila de Beja / Pará-Brazil community

Claudia Margalho Rodrigues, Mara Rita Duarte de Oliveira, Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Maria do Socorro da Costa Coelho, Jadson Fernando Garcia Gonçalves, Roque do Nascimento Albuquerque, Ivete Brito e Brito

Abstract


A partir da adoção da metodologia de pesquisa de Estudo de Caso, com aplicação de entrevistas aos sujeitos sociais, o presente artigo aborda a questão importante relacionada à realidade das famílias rurais da comunidade de Vila de Beja, município de Abaetetuba-Pa. Destaca os aspectos históricos que deram origem à comunidade, os quais deixaram enraizada uma rica herança cultural que lhes deram as bases de sustentação. Apresenta e analisa a forma de organização da comunidade no que diz respeito aos aspectos culturais, sociais, econômicos merecendo destaque o modo de vida e a produção agrícola familiar dos agricultores locais e a importância da ação educativa familiar que é repassada a gerações de pais para filhos.


Keywords


Família, Agricultura familiar, Realidade Rural.

References


REFERÊNCIAS

ARRUDA, Élcia Esnarriaga de; BRITO, Silvia Helena Andrade. Análise de uma proposta de escola específica para o campo. In: Educação no campo recortes no tempo e no espaço. Gilberto Luiz Alves (org.). Editora Autores Associados, UNIDERP. Campinas: 2009.

BENJAMIN, César; CALDART, Roseli Salete. Projeto Popular e Escolar do campo. 2 ed. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo. Coleção Por uma Educação Básica do campo, 2001, n° 3.

]

CARNEIRO, Maria José. Juventude e novas mentalidades no cenário rural. In: CARNEIRO, Maria José; CASTRO, Elisa Guaraná (Org.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro; Mauad X, 2007.

CAZES, George. Turismo e subdesenvolvimento: Tendências recentes. In. RODRIGUES, Adir Balasteri. (Org.). Turismo e Geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. 2 ed. São Paulo: Hucitec. 1999, p. 77-85.

CRUZ, Renildo. A formação para o trabalho no âmbito da família camponesa e da escola de ensino Médio Rural. Revista FAED. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Mato Grosso. 2014.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da Pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: Molina, Mônica Castagna (org.). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

GODOY, Arilda Schimidt. Pesquisa Qualitativa: Tipos de Fundamentos. Revista de Administração de Empresas. São Paulo. V.35, nº 3, 20-19 – Maio/Junho 1995.

LOBATO, Maria de Nazaré Carvalho. Ecos da Terra. SECULT (Secretaria de Estado da Cultura). Belém: Gráfica Santo Antônio, 1993.

MACHADO, Jorge. Terras de Abaetetuba. Belém: CEJUP, 1986.

PLOEG, Jan Douwe Van der. Dez qualidades da agricultura familiar. Cadernos de Debate. 2014.

ROCHA, Elis R. João Batista. Uma escola urbana inserida no meio rural. TCC. UFPA/Bragança. 2004.

WANDERLEY, Maria. Nazaré Baudel. Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidades. Estudos Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro, n.21, out. 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29913

Refbacks

  • There are currently no refbacks.