A influência da mídia nos padrões de beleza de estudantes dos cursos técnicos integrados do IFMS- Campus Ponta Põra/MS / The influence of the media on beauty standards of students of integrated technical courses of IFMS- Campus Ponta Põra/MS

Maria Carolina Gomes Kleine, Thaíssa Gonzalez Carvallo, Bianca Ricardi Caimar, Karistón Eger dos Santos

Abstract


Todas as culturas se desenvolvem marcadas por modelos estéticos fortemente definidos (Oliveira, Hutz 2010). Adorno e Horkheimer (1985) afirmam que os meios de comunicação de massa impõem padronização, e uma das táticas utilizadas para que as pessoas sigam os modelos é utilizar estereótipo. O sujeito, ao ficar exposto a cultura do magro imposto pelos meios de comunicação (Morgan, Vecchiatti & Negrão, 2002), procura atingir esse ideal de beleza. (BRANCO, 2018) Por muitas vezes, nos bastidores deste cenário, estão presentes problemas como transtornos psíquicos e alimentares que frequentemente são irreversíveis e letais. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da mídia nos padrões de beleza e suas consequências no inconsciente dos estudantes do IFMS Campus Ponta Porã. Para isso, o trabalho foi dividido em quatro etapas metodológicas, sendo elas, pesquisas bibliográficas relacionais a padrão de beleza, mídia, imagem corporal, aplicação do questionário e posteriormente o análise do mesmo, e por último uma sessão de fotos com as estudantes. Os resultados obtidos mostraram que 68% das alunas e 29% dos alunos se sentem insatisfeitos com a sua imagem corporal, juntamente manifestando que os mesmos acabam se influenciando pela mídia. Com base nesses resultados adquiridos conseguimos formar as tabelas e gráficos. Além disso, elaboramos uma sessão de fotos com as estudantes, as mesmas possuíam traços completamente diferentes, no quesito estético, mostrando assim a diversidade da beleza, promovendo autoestima e conscientização para os discentes da Instituição.


Keywords


Ditadura da Beleza, Distúrbios, Meios de Comunicação

References


Andrade, A. & Bosi, M. M. (2003). Mídia e subjetividade: impacto no comportamento alimentar feminino. Revista de Nutrição, 16(1), 117-125.

Branco L. M., Hilario M. O. E., Cintra Isa de Pádua. Percepção e satisfação corporal em adolescentes e a relação com seu estado nutricional. Revista de Psiquiatria Clinica 2006;33 (6): 292- 296.

Morgan, C., Vecchiatti, I., & Negrão, A. (2002). Etiologia dos transtornos alimentares: Aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Revista Brasileira de Psiquiatria, 24(SIII), 18-23.

Oliveira, L.L.; Hutz, C. S. (2010), Transtornos alimentares: o papel dos aspectos culturais no mundo contemporâneo, Psicologia em estudo, v.15, n.3, p575-582.

Serra, G. M. A. (2001). Saúde e nutrição na adolescência: O discurso sobre dietas na Revista Capricho. Dissertação de Mestrado não publicada. Escola Nacional de Saúde Pública. Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29879

Refbacks

  • There are currently no refbacks.