Rastros e reconhecimento na imageria da ditadura argentina: uma análise do filme Garage Olimpo (1999). / Traces and recognition in Argentine’s dictatorship imagery: a film analysis of Garage Olimpo (1999)

Eduardo Dias Fonseca

Abstract


Este artigo visa realizar uma breve análise do filme argentino Garage Olimpo (1999), dirigido por Marco Bechis, e inseri-lo numa série de películas que abordam os períodos de ditadura daquele país. O caminho proposto é tematizar a partir de conceitos como rastros (Benjamin, 2012; Gagnebin 2012; Ginzburg, 2012) e reconhecimento (Ricouer, 2007) uma forma de construção fílmica que aborda elementos importantes para a construção da imagem-nação. A abordagem sugere a inclusão em um conjunto de imagens que chamaremos de imageria (Ranciere, 2012) que ativam processos de memória.


Keywords


Cinema argentino, memória, ditadura, nação.

References


ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa: Edições 70, 1983.

BENJAMIM, Walter. “Sobre o conceito de história”. In:_________ Magia, técnica, arte e política; ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, Volume 1. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 241-252.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. In: Pós, Vol. 2, no. 4, p.204-219, nov. 2012.

FOSTER, Hal. An archival impulse. In: October, vol. 110, p. 3-22, Autumn, 2004.

GAGNEBIN, Jeanne Marie – “Apagar os rastros, recolher os restos”. In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime (Orgs). Walter Benjamin; rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.

GINZBURG, Jaime – “A interpretação do rastro em Walter Benjamin”. In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime (Orgs). Walter Benjamin; rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.

MANZANO, Valeria. Garage Olimpo o cómo proyectar el pasado sobre el presente. IN: FELD, Caludia; MOR, Jessica Stites (orgs). El pasado que miramos: memoria e imagen ante la historia reciente. Buenos Aires: Paidós, 2009, p. 155 -180.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29837

Refbacks

  • There are currently no refbacks.