Comparação das características físicas e financeiras entre os sistemas de vedação drywall e alvenaria convencional- estudo de caso / Comparison of physical and financial characteristics between drywall sealing systems and conventional masonry - case study

Marcio Martins Guimarães, José Roberto Moreira Ribeiro Gonçalves, Luciana Carreiras Norte, Fabiano Battemarco da Silva Martins

Abstract


O setor da construção civil apesar de ser bastante tradicional está sempre em crescimento, a utilização de novas tecnologias para desenvolver atividades com mais facilidade, acontece cada vez com mais frequência, se essas novas tecnologias conseguem trazer economia e produtividade em menor tempo, sua tendência em expansão será instantânea. Com base nesse contexto que a presente pesquisa irá realizar a análise comparativa entre o drywall e a alvenaria convencional, comparando os fatores técnicos e financeiros com relação a vedação vertical. O método adotado é um estudo de caso, que realizou através dos dados levantados por meio dos documentos disponibilizados e acompanhamento em campo da obra, a análise dos custos, do prazo de execução e da produtividade de cada um dos tipos de vedação. Os resultados obtidos ilustraram que com relação a execução, custos e produtividade o drywall, demonstra ser mais vantajosos. Portanto, se conclui que contexto total da vedação, o drywall é mais econômico e vantajoso.


Keywords


Vedação, Alvenaria, Drywall.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DRYWALL. São Paulo, 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14715-1: Chapas de Gesso para Drywall – Requisitos, Rio de Janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15270-1: Componentes cerâmicos – Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos. Rio de Janeiro, 2015.

BARROS, M. M. B. O processo de produção das alvenarias racionalizadas. In: I Seminário tecnologia e gestão na produção de edifícios: Vedações Verticais - São Paulo, 1998. Anais. EPEUSP/PCC, 2019.

BAUER, Luiz Alfredo Falcão. Materiais de construção - 7º edição. LTC livros técnicos e científicos Editora. Rio de janeiro, 2014.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Edição: São Paulo, editora atlas s.a.2012.

LABUTO,L.V. PAREDE SECA – SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO EM ESTRUTURA DE DRYWALL. 2014. 67 p. Monografia (Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, Belo Horizonte, 2014.

NGI – NÚCLEO DE GESTÃO E INOVAÇÃO (coord.). Avaliação pós – ocupação e avaliação da satisfação do cliente de sistemas de vedação em drywall: Edifícios residenciais em Porto Alegre. São Paulo, ABRAGESSO/CBCA/CAPA Engenharia/Goldsztein, abril, 2014.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RODRIGUES, Matheus de Luna. Ganhos na construção com a adoção da alvenaria com blocos cerâmicos modulares. 2013. 84 p. Monografia (Engenheiro Civil, Engenharia Civil) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, 2013.

RODRIGUES, W. C. Metodologia Científica. Paracambi: FAETEC/IST, 2017.

SABBATINI, F, H. Desenvolvimento de métodos, processos e sistema construtivo – formulação e aplicação de uma metodologia. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2018.

SABBATINI, F. H. Tecnologia das construções de edifícios I. PCC-2435, 2003.

SCHEIDEGGER, Guilherme Marchiori. Análise física do sistema drywall: uma revisão bibliográfica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 03, Vol. 04, pp. 19-41. Março de 2019. ISSN: 2448-0959.

SICA. TESE DEFENDIDA. 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2020.

SILVA, E. D. Comparativo de custo e desempenho entre o sistema de vedação convencional e o fechamento em drywall. 58 p. Monografia (Especialização em Construção Civil) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

SILVEIRA, D. T.; GERHARDT, T. E. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019.

SIMAS, R. E. Estudo da Racionalização da Alvenaria Para Construção de Habitações. Universidade do Vale do Itajaí, Monografia (Engenharia Civil), Itajaí, 2011.

TÉCHNE. Sistema de gestão e coordenação de projetos. Mensal. Edição n. 110. São Paulo: PINI, mai, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29831

Refbacks

  • There are currently no refbacks.