Óbitos por Salmonella no período compreendido entre 2013 e 2017 de acordo com dados disponíveis no Datasus / Deaths by Salmonella in the period between 2013 and 2017 according to data available in Datasus

Isabella Roland Volpini Furquim, Brenda Flores de Campos, Maria Julia Zini Sitta, Maria Alice Sanches Plaza, Amanda Oliva Spaziani

Abstract


As bactérias do gênero Salmonella transmitem doenças através do processo de preparação e manipulação dos alimentos. As Salmonellas são bactérias gram-negativas, não capsuladas, em forma de bacilos, anaeróbias facultativas pertencentes à família a Enterobacteriaceae. Considerando a importância do tema, esse trabalho visa apresentar os óbitos pela bactéria salmonella por região e faixa etária no período compreendido entre 2013 e 2017. Para realizar esse trabalho, foi realizado levantamento dos casos confirmados de óbitos causados pela bactéria Salmonella registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período compreendido entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2017. De acordo com o estudo, contextualizou-se que a Salmonella pertence a um dos principais agentes implicados em surtos de origem alimentar com predominância em regiões desprovidas do Brasil, e por conseguintes circunstâncias, elevada morbidade e mortalidade.


Keywords


Salmonella, enterobactéria, salmonellose.

References


Baú D, Siqueira RM, Mooz ED. SALMONELLA - AGENTE EPIDEMIOLÓGICO CAUSADOR DE INFECÇÕES ALIMENTARES: UMA REVISÃO..

Alves ARF. Doenças alimentares de origem bacteriana. 2012.

K.R. LL, A.R. S. Salmonelose. The Center for Food Security & Public Health. 2013 Dezembro.

Lee KM, Runyon M, Herrman TJ, Phillips R, Hsieh J. Review ofSalmonelladetection and identification methods: Aspects ofrapid emergency response and food safety. 2014 May 30.

Silva AJHd, Anjos CPd, Nogueira LdS, Ribeiro ACR, Fraga EGS. SALMONELLA SPP. UM AGENTE PATOGÊNICO VEICULADO EM ALIMENTOS. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica. .

Puffal J. Investigação de genes de resistência a antimicrobianos e da capacidade de formação de biofilme em isolados de Salmonella Enteritidis. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biociências; 2013 Abril.

Sanitária ANdV. PROGRAMA NACIONAL DE MONITORAMENTO DE PREVALÊNCIA E DA RESISTÊNCIA BACTERIANA EM FRANGO - PREBAF. RELATÓRIO DE PESQUISA EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS. Brasília:; 2012.

Saúde OMd. Problemas de saúde - Salmonelose..

Saúde Md. DATASUS. [Online].; 2018 [cited 2020. Available from: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/obt10uf.def.

Germano PML GM. Higiene e vigilância sanitária de alimentos: qualidade das matérias-primas, doenças transmitidas por alimentos, treinamento de recursos humanos ; 2015.

Francisco CVC. Salmonelose em Humanos: Universidade de Coimbra; 2016.

Nascimento, João Manoel Cruz. Salmoneloses: avaliação epidemiológica, clínica e laboratorial dos pacientes do Instituto de Infectologia Emílio Ribas com infecção por Salmonella spp. no período de janeiro de 1992 a dezembro de 2002. Universidade de São Paulo; 2007.

Cardoso TG, Carvalho VMd. Toxinfecção alimentar por Salmonella spp. Revista do Instituto de Ciências da Saúde. 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29754

Refbacks

  • There are currently no refbacks.