Educação emocional nas escolas: uma aliada balizadora no processo de ensino-aprendizagem/ Emotional education in schools: a guiding ally in the teaching-learning process

Jefferson Antonio do Prado

Abstract


A relevância da Educação Emocional nas Escolas, atrelada aos processos de Ensino- Aprendizagem, quer nas Redes Públicas Municipais ou Estaduais, quer nas redes Particulares de Ensino, é o que se propõe analisar, ainda que brevemente, este ensaio. Para balizar a discussão teórica, serviu-se este Artigo de Levantamento Bibliográfico, bem como Revisão de Literatura sobre a Temática. Os estudos consideram a Educação Emocional como ferramenta imprescindível à formação dos alunos e que deve ser utilizada nas Redes de Ensino para que Docentes e outros Profissionais da Educação, não só refinem seus olhares, mas também exercitem estratégias no que concernem as competências emocionais dos estudantes.


Keywords


Rede de Ensino, Educação Emocional. Ensino-Aprendizagem. Competência Emocional, Fornação de Estudantes.

References


Educação emocional: a importância de lidar com os sentimentos. Disponível em.

Escola da Inteligência: educação socioemocional. Disponível em: .

Escolas apostam no trabalho da inteligência emocional dos alunos. Disponível em: .

Educação escolar na primeira república. Disponível em: .

GONZAGA, Alessandra Rodrigues; MONTEIRO Janine Kieling. Inteligência Emocional no Brasil: Um Panorama da Pesquisa Científica, 2011. Disponível em: .

HABIGZANG, Luísa F.; KOLLER, Sílvia H. (Organizadoras) Intervenção psicológica para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual: Manual decapacitação profissional. São Paulo: Ed. Casa do Psicólogo, 2011.

Inteligência Emocional na Escola. Disponível em: .

KOSTELNIK, Marjorie. J. et al. Guia de Aprendizagem e Desenvolvimento Social da criança. São Paulo: Ed. Cengage Learning, 2013.

MATIAS, Lédio de Jesus. Educação afetivo emocional na Escola. Curitiba: Ed. Appris, 2014.

PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. Competência Emocional: um enfoque reflexivo para a prática pedagógica. 2003. Tese de Doutorado. Programa de Doutorado Innovació e Sistema Educativo. Bellaterra / Espanha. Disponível.

RÊGO, Cláudia Carla de Azevedo Brunelli; ROCHA, Nívea Maria Fraga. Avaliando a educação emocional: subsídios para um repensar da sala de aula. Disponível:http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v17n62/a07v1762.pdf

SANTOS, Jair Oliveira. Educação emocional na escola: a emoção na sala de aula. Salvador: Ed. Castro Alves, 2000.

WEDDERHOFF, Elísio. Educação Emocional: Um novo paradigma pedagógico? Disponível:.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29602

Refbacks

  • There are currently no refbacks.