Representações de alunos de uma escola rural no sudoeste da Bahia sobre a origem do bicho da Carne e da Goiaba/ Representations of students of a rural school in southwestern Bahia about the origin of the Meat and Guava Bug

Jerry Adriane Pinto de Andrade, Reynaldo Josué de Paula, Emile Assunção Pirajá

Abstract


É proposta desse trabalho trazer uma contribuição para o ensino de ciência, ao pesquisar os processos que conduzem a tomada de consciência acerca da origem dos seres vivos. A fundamentação teórica é a tomada de consciência na Epistemologia Genética. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia de coleta inspirou-se em uma variação da pesquisa-ação. O instrumento de coleta é entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são 15 estudantes de uma escola rural no sudoeste da Bahia. O processo de análise partirá das respostas das entrevistas exibidas pelos sujeitos em três momentos distintos levantando-se os seus conhecimentos prévios, e classificando os seus níveis de representação. Os sujeitos foram classificados nos níveis I, II e intermediário. No nível I, eles apresentam um domínio de representação não estruturado acerca da origem dos seres vivos, trata-se de representações pré-conceituais, com predomínio de pensamento transdutivo. Encontramos também sujeitos que apresentam uma narrativa mais elaborada, com predomínio de um pensamento intuitivo, por isso, foram classificados em um nível intermediário. No nível II, os sujeitos apresentam representações mais estruturadas, sobre a origem dos seres vivos, trata-se de representações conceituais, com predomínio de um pensamento indutivo.


Keywords


Representação pré-conceitual, Representação conceitual, Ensino de ciências, Origem dos seres vivos.

References


AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia dos organismos. Vol. 1, 2 e 3 ed. São Paulo: Moderna, 2016.

ANDRADE, J. A. P de. Biotecnologia, representação e tomada de consciência: aprendizagem nos cursos de ciência da saúde na UESB. 2013. 238f. Tese (doutorado) – centro de biotecnologia, universidade federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

ANDRADE, J. A. P de et all. A tomada de consciência da relação entre organismos transgênicos e organismos geneticamente modificados: aprendizagem significativa entre estudantes de uma universidade pública no sudoeste da Bahia. RBPEC, porto alegre, v16, n.1, p. 187 -214. 2016.

BRÜGGEMANN, O. M.; PARPINELLI, M. A. Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimento. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 563-568, set. 2008.

CÉSAR, S. J. & SÉZAR, S. Biologia. Vol. 1, 2 e 3. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011. INEP, 2018 resultados: revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. Disponível em: ortal.inep.gov.br/artigo/- /asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-emleitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206. Acesso, 21 jun.2020.

MANZINI, E.J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Depto de educação especial do programa de pós-graduação em educação, Universidade Estadual de São Paulo (unesp), Marília, SP. 2004. Disponível em: http://www.sepq.org.br/iisipeq/anais/pdf/gt3/04.pdf]; acesso em 20 de agosto 2020.

MINAYO, M. C. DE S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3.ed. São Paulo: hucitec/Rio de Janeiro: abrasco, 1996.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Learning for tomorrow’s world: first results from PISA 2019. Paris, 2004. Disponível em: https://www.oecd.org/newsroom/oecd-to-publish-results-of-latest-pisa-survey-on-3- december-2019.htm. Acesso em: 16 julho. 2020.

OLIVEIRA; M.T.M. Didática da Biologia, Universidade Aberta, 1991. ISBN: 972-674-060-6

PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos; EDUSP, 1978b.

PIAGET, J. Fazer e compreender. Tradução de Christina Larroudé e Paula Leite. São Paulo: Melhoramentos, 1978 a. Título original: Réussir et comprendre.

PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Aparecida, SP: Ideias &Letras, 2005.

PIAGET, J, GARCIA, L. Psicogênese e história das ciências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29560

Refbacks

  • There are currently no refbacks.