Modelo de regressão considerando o perfil socioeconômico dos alunos da URCA / Regression model considering the socioeconomic profile of URCA students

Amanda Kelle de Sousa, Ana Josicleide Maia

Abstract


O presente trabalho trata-se de um diagnostico socioeconômico dos alunos do curso de artes visuais da Universidade Regional do Cariri - URCA, no qual será traçado todo o seu perfil socioeconômico, e fatores que possibilitam ou inviabilizam a sua jornada no meio acadêmico. Baseados nos dados colhidos, em resumo, podemos  afirmar que dentre os alunos matriculados no curso de artes visuais no período 2019.2, que na sua maioria, 44,6% são pessoas com idade entre 25 e 30 anos, ou seja, uma idade que se pressupõe já ser uma idade produtiva, e notam-se que entre os matriculados 50% não exercem nenhum trabalho remunerado, deixando baixa a média de renda per capita familiar em 0,5 SM. Todos esses dados levam a acreditar que uma política de ações afirmativas mais efetiva no meio acadêmico tende a dá sustentabilidades para que esses educandos que se encontram em estado de vulnerabilidade social possam dar maior ênfase aos estudos e não saírem tão prejudicados pelas jornadas dupla compreendidas: estudo e trabalho. Analisando essa questão fica claro que com uma maior ajuda das entidades governamentais, incluindo maior número de cotas e bolsas para alunos, que se encontram nessa situação eles desenvolveriam um papel acadêmico de maior qualidade, impactando assim no mercado de trabalho após sua formatura ou até mesmo em uma pós-graduação.


Keywords


Socioeconômico. Renda. Alunos. Trabalho.

References


BRANDÃO, André A. Cotas raciais no Brasil: a primeira avaliação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.

Hair, J. F., Jr., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise multivariada de dados (5a ed., A. S. Sant’Anna, & A. Chaves Neto, Trad.). Porto Alegre: Bookman.

L. de Farias, Rev. Tec.). Rio de Janeiro: LTC.

PEIXOTO, Maria do Carmo de L.; ARANHA, Antônia Vitória (Orgs.). Universidade pública e inclusão social: experiência e imaginação. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

SANTOS, Sales Augusto dos (Org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: MEC, 2005.

Triola, M. F.(2008). Introdução à estatística (10a ed., V. R. L. de F. e Flores, Trad., & A. M.

Witte, R. S., & Witte, J.S. (2005). Estatística (T. C. P. de Souza, Trad., & E. B. Curtolo, Rev. Tec.). Rio de Janeiro: LTC.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29549

Refbacks

  • There are currently no refbacks.