A educação ambiental e seus beneficios na implantação de um sistema de compostagem/ Environmental education and its benefits in the implementation of a composting system

Marilia Nunes de Souza Olimpio, Ericson dos Santos Olimpio, Paula Roberta Viana de Menezes, Flávio José Ribeiro Guimarães, Edson Ferreira Alves, Jerfeson de Barros Soprano, Veranice Melo Frota

Abstract


Em decorrência do mau uso dos recursos naturais efetuado pela ação humana, quebrar o antigo, porém, perturbador paradigma de um meio ambiente inesgotável é a chave da questão abordada neste trabalho. Nesse contexto o objetivo principal deste trabalho esta em externar a importância da educação ambiental e seus benefícios na implantação experimental de um sistema de compostagem dos resíduos sólidos gerados no quartel do 2º grupamento de engenharia do exercito na cidade de Manaus.  Porem, e para enriquecimento deste estudo foi possível conhecer o nível de percepção de alguns militares do 2º Grupamento de Engenharia, bem como apurar seus conhecimentos sobre Educação Ambiental e o Sistema de Compostagem como uma ferramenta viável no equilíbrio entre homem e natureza; além de contextualizar com militares envolvidos na pesquisa, a importância de se implantar o sistema de compostagem, a partir da coleta seletiva dos resíduos sólidos; e por ultimo não menos importante a pesquisa buscou revelar a importância de ações e os benefícios adquiridos através das práticas sobre sistemas de compostagem como uma forma viável de sustentabilidade. As técnicas usadas nesta pesquisa foram à pesquisa bibliográfica, baseada principalmente em livros e artigos, onde foram encontrados os assuntos relacionados ao tema proposto. O estudo utilizou-se métodos mistos (quantitativos e qualitativos) para a coleta de dados.


Keywords


Educação Ambiental, Compostagem, Meio ambiente.

References


ABNT – Associação Brasileira De Normas Técnicas. ABNT NBR 10004 de maio de 2004 Rio de Janeiro, 2004.

ANDRADE, S. A. Educação ambiental: conceitos, história, problemas e alternativas. In: Ministério do meio ambiente , UFSC, 2000.

ABRELPE, 2009. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2008. Associação

Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

ARANTES, Aldo. Código Florestal: meio ambiente ou desenvolvimento. Revista Princípios, São Paulo, n.113, p.28-29, jun./jul. 2011.

AZAMBUJA, Eloisa Amábile Kurth de. Proposta de gestão de resíduos sólidos urbanos: analise do caso de Palhoça/SC.2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em. Acesso em: 05 abril. 2017.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a metodologia do trabalho científico. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

A Carta de Belgrado. 1. Uma estrutura global para a Educação Ambiental. 13 a 22 de outubro de 1975. Disponível em: http://www.ufpa.br/npadc/gpeea/DocsEA/A. Acessado em 20 de setembro 2013.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a metodologia do trabalho científico. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BOFF, Leonardo. Ethos Mundial: um consenso mínimo entre os humanos. Brasília: Letraviva, 2000.

BUARQUE, Cristovam. Qualidade de Vida: A modernização da Utopia. Revista Lua Nova. São Paulo, n. 31, 1993.

Dicionário Aurélio Junior: dicionário escolar da língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda – Curitiba Ferreira- Curitiba: positivo, 2005

Bioenergy (Vol. 3, Nos 3-4, pp. 163-180, 2007), a partir do qual esta folha de dados é extraída. Uma cópia desse diário contendo 11 artigos sobre compostagem de RSU pode ser obtida através do Conselho de Compostagem, 114 S. Pitt St

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Educação Ambiental: informe geral. Brasília: Diretoria de Educação Ambiental, 2000.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Educação Ambiental: informe geral. Brasília: Diretoria de Educação Ambiental, 2000..

ARVALHO, I. C. M. A Invenção ecológica: narrativas e trajetórias da Educação Ambiental no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2001.

DIAS, Genebalde Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª. ed – São Paulo: Gaia, 2004.

PEREIRA NETO, J. T. Compostagem: Fundamentos e Métodos. In: Simpósio Sobre Compostagem, 2004, Botucatu. Ciência e Tecnologia: Anais... Botucatu: Departamento de Recursos Naturais, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, 2004. 1 CD-ROM.

SILVA, Almir Liberato da et.al. Metodologia do desenvolvimento da pesquisa. Universidade do Estado do Amazonas/PROFORMAR. Manaus: UEA, Edições, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29547

Refbacks

  • There are currently no refbacks.