Manutenção em geradores síncronos: com ênfase em aspectos elétricos / Maintenance on synchronous generators: with emphasis on electrical aspects

Daniela Freitas Borges, Kamila Matias Rodrigues, Maria Clara Alves da Silva, Aurea Messias de Jesus, Ana Paula Santos da Silva, Agaone Donizete Silva, Maria Eugênia Garcia Abrão, João Nilton Alves Rezende

Abstract


O gerador de energia elétrica é um dos principais equipamentos dentro do Sistema Elétrico de Potência. Ele é o responsável por transformar energia mecânica em energia elétrica. Manutenções são todas as ações voltadas para que um equipamento possa funcionar em perfeito estado. Essas manutenções são divididas em categorias.  Por se tratar de um equipamento de suma relevância, que está ligado na maioria das vezes em ON GRID, ao Sistema Interligado Nacional, por vezes fornecendo o abastecimento de energia elétrica para usuários terceiros, é indispensável a sua confiabilidade. Neste contexto, o presente artigo apresenta as principais manutenções preventivas realizadas em máquinas geradoras de energia elétrica e a importância dessas manutenções. Com a finalidade de demonstrar e comparar dados de testes de Índice de Absorção e Índice de Polarização, resistência de isolamento, surge test e medição de resistência ôhmica. Os testes apresentados contribuíram significativamente na verificação da confiabilidade e disponibilidade em uma máquina geradora de energia elétrica, presente em uma usina com geração térmica ON GRID.

 


Keywords


Índice de Absorção, Índice de Polarização, Resistência de Isolamento, Surge Test; Medição de Resistência Ôhmica.

References


GAIANO, Daniel Zanetti. Redução de perdas de O.E.E e número de quebras em máquinas através de planejamento em engenharia de manutenção. 2007. Modelo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Disponível em: < http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18/180450/tce-05042010-111946/publico/Gaino_Daniel_Zanetti.pdf > Acesso em: 16/09/2020.

MATHEW, Sabin. Trabalho do motor síncrono. 2014. Disponível em: . Acesso em 28 de novembro 2020.

MORAES, P.H.A. Manutenção Produtiva Total: estudo de caso em uma empresa automobilística. 2004. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional). Disponível em: . Acesso em 11/10/2020.

PATI, Camila. Estes engenheiros são mais procurados agora. E a carreira em longo prazo? Revista Exame. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/estes-engenheiros-sao-mais-procurados-agora-e-a-carreira-em-longo-prazo/ . Acesso em 28 de novembro 2020.

OLIVEIRA, Edyones Barros et al. Implantação de um novo layout de uma linha de montagem de motocicletas estruturado a partir da metodologia MASP e ferramentas Lean Manufacturing. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 37002-37024, 2021.

PATI, Camila. Estes engenheiros são mais procurados agora. E a carreira em longo prazo? Revista Exame. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/estes-engenheiros-sao-mais-procurados-agora-e-a-carreira-em-longo-prazo/ . Acesso em 28. Agosto. 2019.

PAIXÃO, Joelson Lopes da; JUNIOR; José Oizimas e RODRIGUES, Mauro Fonseca. Estudo de Operação Ilhada de uma PCH com Checagem de Sincronismo Remoto através da Técnica de PLL. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, jan. 2021.

SOUZA, S. R. O.; DA LUZ, I. B. Proposta de redução de custo com avarias no tanque de

combustível da motocicleta: um estudo de caso em uma empresa do Polo de Duas Rodas

de Manaus. In1 Encontro de trabalhos científicos das Engenharias Mecânica e Produção

UNINORTE, 2018, Manaus. Anais eletrônicos, Manaus: UNINORTE/ LAUREATE.

Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos. Acesso em 18 de setembro de 2020.

STROSKI, Pedro Ney. Geradores assíncronos X síncronos. 2019. Disponível em: . Acesso em: 13/11/2020.

WEG - Equipamentos Elétricos S/A. DT-5 Características e especificações de geradores. Disponível em: < https://static.weg.net/medias/downloadcenter/h68/h68/WEG-curso-dt5-caracter-sticas-e-especifica-o-de-geradores-artigo-tecnico-portugues.pdf >. Acesso em: 11/10/2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29485

Refbacks

  • There are currently no refbacks.