Agregando valor e gerando inovação com a implementação da gestão do conhecimento: um estudo aplicado às organizações de tecnologia de informação e comunicação / Adding value and generating innovation with the implementation of knowledge management: a study applied to organizations of information and communication technology

Authors

  • Ben-Hur Monteiro Barizon
  • Míriam Carmen Maciel da Nóbrega Pacheco
  • Maurício Castanheira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-293

Keywords:

Inovação, Conhecimento, Estratégia, Valor, Tecnologia da Informação e Comunicação

Abstract

Este projeto analisou a influência estratégica que a gestão do conhecimento exerce nas instituições que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação como alavancador da inovação, gerando e agregando valor nas organizações. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo sobre Gestão do Conhecimento, Geração de Valor e Gestão da Inovação em uma instituição pública e outra privada. Embora esses temas já tenham sido alvo de inúmeras produções acadêmicas recentes, a análise realizada aponta que ainda existe um número limitado de especialistas do conhecimento que se dedicam de forma exclusiva na busca de soluções inovadoras e que efetivamente gerem valor para as organizações. Nos casos analisados foi percebido que o assunto se torna de maior relevância quando consideramos as contribuições que a Gestão do Conhecimento, Geração de Valor e Gestão da Inovação trazem para as organizações no sentido de aumentar a eficiência, tornando os processos de trabalho mais flexíveis e inovadores. Outro efeito derivado deste estudo e observado nesta pesquisa mostra que com a adoção dessas práticas consegue-se uma melhoria significativa na qualidade dos produtos e serviços prestados pelas organizações.

 

References

CARVALHO, R.; FERREIRA, M. Tecnologia da Informação aplicada à Gestão do Conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 4., 2000, Brasília. Anais... Brasília: UNB, 2000.

HSM – Management – Artigo publicado na Revista HSM Management 42 janeiro/ fevereiro, 2004.

LIKERT, R. - A Technique for the Measurement of Attitudes, Archives of Psychology 140: pp. 1–55, 1932.

MANASCO, B. Knowledge Strategies Developed by Leading Firms – Knowledge Inc. October, 1996.

POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix,1972.

PRAHALAD, C. K e HAMEL, G. "The core competence of the corporation". Harvard Business Review, v. 90, n. 3, p.79-91, May/June, 1990.

REZENDE, Y. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 1, p. 75-83, jan./abr., 2002.

RUGGIERI, R. A Importância da Gestão do Conhecimento nas Instituições. Revista TI Especialistas. Out, 2010

Published

2018-07-12

How to Cite

Barizon, B.-H. M., Pacheco, M. C. M. da N., & Castanheira, M. (2018). Agregando valor e gerando inovação com a implementação da gestão do conhecimento: um estudo aplicado às organizações de tecnologia de informação e comunicação / Adding value and generating innovation with the implementation of knowledge management: a study applied to organizations of information and communication technology. Brazilian Journal of Development, 4(6), 2829–2843. https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-293

Issue

Section

Original Papers