Utilização do PBL (Problem Based Learning) como metodologia de ensino apoiando-se em pesquisa de mestrado como evidência para reflexão dos objetivos da agenda 2030/ Use of PBL (Problem Based Learning) as a teaching methodology supported by master's research as evidence for reflection on the goals of agenda 2030

José Donizeti de Oliveira

Abstract


Atualmente algumas escolas e professores, diante das dificuldades enfrentadas em sala de aula para conseguir a atenção e, consequentemente, os interesses de seus alunos, tem buscado algumas alternativas aos métodos convencionais de ensino, e uma delas é por meio da utilização do método Aprendizagem Baseado em Problemas, ou Problem-based Learning - PBL, em inglês. Desta forma este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da aplicação desta metodologia de ensino, em especial, mostrar o que está pode trazer para todos os níveis da educação na busca de soluções para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, presentes na Agenda 2030, assim como os professores podem promover uma reflexão dos estudantes sobre essas propostas e buscar soluções. Os resultados esperados são aqueles que possam trazer para todos os níveis de ensino agregação de valores pessoais por meio de experiências vivenciadas nessas dinâmicas em sala de aula. Sabe-se que uma das metas do Centro Paula Souza é proporcionar aos seus alunos além de uma formação profissional, prever que este tenha oportunidades para, além do desenvolvimento científico e tecnológico, realizar exercícios de cidadania. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica em Teses, Dissertações e ou Artigos da história, origem, aplicações e resultados do PBL que possam servir de base para que se possa refletir como a educação pode contribuir para o conhecimento, disseminação dos objetivos da Agenda 2030, assim como evidenciar exemplo de pesquisa de mestrado em 2019 que mostra resultados obtidos de um estudo realizado sobre a formação da mulher em cursos técnicos. Com essa proposta, busca-se criar um ensino problematizador, que possa preparar o aluno não só para o mercado de trabalho, mas para uma sociedade melhor que busca diminuir as diferenças em todos os níveis. Para se conseguir ótimos resultados nos métodos PBL, serão necessários esforços de todos os atores envolvidos neste método, atuando como mediador, o professor, o estudante como principal responsável por sua aprendizagem e a escola colaborando para que a proposta de abordagem seja realizada.


Keywords


Aprendizagem baseada em problemas, Agenda 2030, Aprendizagem, Educação, Desigualdades.

References


ALMEIDA, M. I. Fundamentos pedagógicos e didáticos da prática docente universitária e o lócus privilegiado para o seu desenvolvimento. In: MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: teoria e pesquisa. 1.ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2015. p.125-138.

ANDRADE, M. C. S; FAUSTINO, C. S; MENDES, M. C. S. Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta de avaliação em curso de nível superior à distância. In:____ Educação no século 21. Vol. 5, 1.ed. Belo Horizonte: Poisson, 2018. Cap. 1, p. 7-12.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

FURTADO, N. F. A Agenda 2030 e a redução de desigualdades no Brasil: análise da meta 10.2. Trabalho de Conclusão de Curso. 2018. 45 f. Enap, Distrito Federal, 2018.

LIBÃNEO, J. C. Antinomias na formação de professores e a busca de integração entre o conhecimento pedagógico-didático e conhecimento disciplinar: In MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: teoria e pesquisa. 1. ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2015. p.39-65.

LIMA, S. M de. Aprendizagem de eletrônica baseada em problemas em curso de formação profissionalizante nível médio. 2018. 76 f. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

NOGUEIRA, M. O. G.; LEAL, D. O construtivismo em Jean Piaget e o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. In:_______. Teorias da aprendizagem: um encontro entre pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. Curitiba: Intersaberes, 2018. p.119-144.

OLIVEIRA, J. D. de. Os desafios para inserção da mulher nos cursos técnicos em mecânica e no mercado de trabalho. 2019. 95 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2019.

PACHECO, J. A. O que se entende por currículo. In:_____. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005. p. 29-42

RIBEIRO, L. R. de C; MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos autores. Tese. 2005. 236 f. (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2005.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil, Campinas: Autores associados Ltda, 2007.

TULLIO, M. F. A aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva no ensino de estrutura em metal no curso de arquitetura e urbanismo. 2017. 77 f. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29298

Refbacks

  • There are currently no refbacks.