Treliça de palitos de picolé: projeto, fabricação e ensaio / Popsicle stick lattice: design, fabrication and testing

Isabela Larissa Alves Silva, Jaqueline Costa de Souza, Leanndro Gonçalves Corrêa, Pedro Henrique Rocha, Rafael Henrique Gomes Silva, Rui Vieira da Silva Júnior

Abstract


Este trabalho trata da confecção de uma treliça feita de palitos de picolé da madeira Pinus, que foi apresentado na Primeira Competição de Treliças de Palito de Picolé, da Universidade Estadual de Goiás. A competição se baseou na construção de uma estrutura que apresentasse a maior razão possível entre a carga máxima suportada e o peso próprio da estrutura. O projeto foi desenvolvido através do software FTOOL, no qual foi possível analisar os esforços de tração e compressão, que auxiliaram no dimensionamento da estrutura. Dessa maneira, foi necessário seguir algumas restrições impostas pela competição, no que se referia ao tamanho máximo, a magnitude, ao posicionamento dos carregamentos e ao tipo de apoio. A partir das propriedades físicas e mecânicas do palito de picolé, das propriedades químicas e mecânicas da cola utilizada para fazer as ligações entre as barras, das propriedades mecânicas dos parafusos utilizados nos nós da estrutura, e das propriedades físicas e mecânicas do alumínio, utilizado na confecção dos apoios e aparatos de carga, dimensionou-se a estrutura, de modo a determinar a espessura mínima das barras para suportar a carga de projeto.


Keywords


Competição, Treliça de Palitos de Picolé, Dimensionamento, Estrutura.

References


ALVES, C. M. Regulamento Primeira Competição de Treliças de Palito de Picolé – Edição Especial Semana de Engenharia. Trabalho apresentado na XIV Semana de Engenharia Civil da UEG, Anápolis, 2016.

ARAGÃO FILHO, L. A. C. M. Resistência dos Materiais – Revisão. Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO ALUMÍNIO (ABAL). Fundamentos e Aplicações do Alumínio. São Paulo: 2007. Comunicação Técnica.

AVILA, J. Propriedades mecânicas dos palitos de madeira. 2009. Disponível em: http://professor.ufabc.edu.br/~juan.avila/MecSol/Propriedades%20dos%20Palitos.pdf. Acesso em: 22 mar. 2016.

BEER, F. P.; JOHNSTON, E. R. Mecânica Vetorial para Engenheiros - Dinâmica. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

BEER, F. P.; JOHNSTON, E. R. Resistência dos Materiais. 3. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1995.

CAZELLA, P. H. S.; PEDREIRO, M. R. M.; SILVA, G. P.; RODRIGUES, F. R.; SOUZA, M. V. Análise da Distribuição de Esforços em Relação à Variação da Distância Entre Banzos de uma Treliça. 2020.Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/20589/16453.Acesso em 23 mar. 2016.

GRAÇA, J. Métodos de Análise dos Produtos Florestais. Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2007.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (IPT). Informações Sobre Madeira. São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.ipt.br/informacoes_madeiras3.php?madeira=7. Acesso em: 22 mar. 2016.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (IPT). Sistema de Informações de Madeiras Brasileiras. São Paulo, 1989.

LEET, K. M.; UANG, C. M.; GILBERT, A. M. Fundamentos de análise estrutural. 3. ed. São Paulo: AMGH, 2009.

MASCIA, N. T. Tração, Compressão e Lei de Hooke. 2006. Disponível em: http://www.fec.unicamp.br/~nilson/apostilas/tracaocompressaoleidehooke.pdf. Acesso em: 22 mar. 2016.

PFEIL, W. Estruturas de Madeira. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

SORIANO, H. L. Estática das Estruturas. 3. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-041

Refbacks

  • There are currently no refbacks.