Introdução de módulo de educação empreendedora na gradaução: uma experiência na formação acadêmica / Introduction of entrepreneurial education module in graduation: an experience in academic education

Authors

  • Erion da Silva Lara Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Rafael Kirst
  • Giana Diesel Sebastiany
  • Andréia Rosane de Moura Valim

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29220

Keywords:

Ensino, Graduação, Empreendedorismo, Competências

Abstract

Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de caso sobre a implementação de um módulo designado como Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias (LEPC) nos cursos de graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul. A partir do Projeto de Reinvenção, destinado a repensar os projetos pedagógicos dos cursos, foi delineado o LEPC com finalidade de desenvolver competências e atitudes empreendedoras ao longo da formação dos estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a interação com os ambientes de inovação da instituição. Apresenta-se a seguir a primeira experiência, realizada em 2020, cuja pandemia da COVID-19 gerou um contexto complexo e diferenciado para a implantação do módulo.

 

References

BENDER, William. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

CHRISTENSEN, Clayton. M.; EYRING, Henry J. A universidade inovadora: mudando o DNA do ensino superior de fora para dentro. Porto Alegre: Bookman, 2014.

ECHEVERRÍA, Javier. A escola contínua e o trabalho no espaço-tempo eletrônico. In.: JARAUTA, Beatriz; IMBERNÓN, Francisco (orgs.). Pensando no futuro da educação: uma escola para o século XXII. Porto Alegre: Penso, 2015.

ETZKOWITZ, H., 2004. The evolution of the entrepreneurial university. International Journal of Technology and Globalisation, 1(1), pp.64-77.

ETZKOWITZ, H., & LEYDESDORFF, L. (2000). The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research policy, 29(2), 109-123.

MAGALDI, Sandro; SALIBI NETO, José. Gestão do Amanhã. São Paulo: Gente, 2018.

VERAS, Marcelo (org.). Inovação e Métodos de Ensino para Nativos Digitais. São Paulo: Atlas, 2011.

MELLO, José Manoel Carvalho de. A Abordagem Hélice Tríplice e o Desenvolvimento Regional. II Seminário Internacional de Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas e Desenvolvimento Local. Rio de Janeiro, 2004.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalismo, socialismo e democracia. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961. 512 p.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Published

2021-06-07

How to Cite

Lara, E. da S., Kirst, R., Sebastiany, G. D., & Valim, A. R. de M. (2021). Introdução de módulo de educação empreendedora na gradaução: uma experiência na formação acadêmica / Introduction of entrepreneurial education module in graduation: an experience in academic education. Brazilian Journal of Development, 7(5), 44268–44276. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29220

Issue

Section

Original Papers