Potencial alelopático de óleo de eucalyptus e de Capim citronela no controle de plantas daninhas / Allelopathic potential of eucalyptus and lemongrass oil in weed control

Grazielle Rodrigues Araújo, Eduardo Andrea Lemus Erasmo, Patrícia Pereira da Silva, David Ingsson Oliveira, Flavia Barreira Gonçalves, Karolinne Silva Borges, Nadia da Silva Ramos, Rita de Cássia Moreira Rodrigues

Abstract


O efeito alelopático de óleos essenciais de plantas se apresentaram como opção à formulação de bioherbicidas, tornando-se alternativa na agricultura orgânica sustentável. Objetivou-se com o trabalho, avaliar o potencial herbicídico, dos óleos essenciais de Cymbopogon nardus em mistura com o ácido pirolenhoso, e óleo essencial de eucalipto em mistura com o ácido pirolenhoso nas plantas Senna obtusifolia, Amaranthus sp., Bidens pilosa, Digitaria sp., Cenchrus echinatus. O experimento foi instalado e conduzido na área experimental de Malerbologia da UFT, campus Gurupi-TO em blocos casualizados 5 x 10, sendo 5 as doses (0 (testemunha), 10, 20, 30 e 40 L/ha) e 10 repetições. A mistura (óleo essencial + ácido pirolenhoso (30% óleo essencial de Cymbopogon nardus + 30% de ácido pirolenhoso)) foi aplicada   com pulverizador costal de CO2 (150 e 350 L.ha-1 de vazão) e a mistura (óleo essencial de eucalipto + ácido pirolenhoso (60% de ácido pirolenhoso + 10% de óleo essencial com vazão 350 L.ha-1), quando as plantas daninhas estavam no estádio de 3 a 5 folhas e as avaliações realizadas foram: fitotoxicidade, comprimento da parte aérea e raiz e massa seca da parte aérea e raiz. Verificou-se que o aumento das doses da mistura aplicada no Cenchrus echinatus (30% ACP+30% OLC(vazão 150 L,ha-1)), apresentou maiores efeitos visuais de fitotoxicidade e reduziu o comprimento da parte aérea e raiz e massa seca da parte aérea e raiz. Com os resultados obtidos, conclui-se que a mistura do óleo essencial de Cymbopogon nardus com ácido pirolenhoso apresentou características bioherbicida.


Keywords


alelopatia, bioherbicida, plantas daninhas

References


BASF. Alerta para a perda de produtividade causada pela competição de plantas daninhas. Disponivel em Acesso em 16 de Julho de 2019.

COSTA, M. A. R. et al. Uso do extrato pirolenhoso no controle de Cyperus rotundus L.. XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP, v. 1, p. 378 – 381, 2010.

ENGASP. Estudo para aproveitamento dos extratos pirolenhoso e as suas aplicações agrícolas, Ibero Massa Florestal, Lda. 2014.

HIRATA, Daniely Bindaco et al. Efeito alelopático do óleo essencial de Cymbopogon nardus e extrato de Annona muricata na germinação de Bidens pilosa e Megathyrsus maximus. Revista de Ciências Agrárias, v. 41, n. 3, p. 141-150, 2018.

LIMA, Luan Lucas Cardoso et al. Plantas invasoras persistentes em culturas cultivadas por agricultores familiares na região agreste de Alagoas. Diversitas Journal, v. 3, n. 2, p. 220-227, 2018.

OOTANI, M. A. et al. Potencial Alelopático de óleos essenciais de Eucalipto e de Citronela. In: XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas.

ZEFERINO, Indiara et al. Uso de extrato pirolenhoso em mistura com herbicida no controle da germinação de plantas daninhas. In: Embrapa Florestas-Resumo em anais de congresso (ALICE). In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 15., 2016, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-038

Refbacks

  • There are currently no refbacks.