Resíduo Polimérico utilizado em concreto em substituição parcial ao cimento Portland/ Polymeric residue used in concrete as partial replacement for Portland cement

Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça, Loredanna Melyssa Costa de Souza, Yane Coutinho Lira, Valter Ferreira de Sousa Neto, Teresa Elane Bezerra Luz, Camila Gonçalves Luz Nunes, Thamires Dantas Guerra, Maria Ingridy Lacerda Diniz

Abstract


Nos últimos anos, o volume de resíduo doméstico produzido aumentou três vezes mais que a população. A união da propagação da cultura do consumo e o desperdício são responsáveis por cerca de 30 milhões de toneladas de resíduos sólidos que na sua grande maioria, não apresentam uma destinação correta para descarte, passando a contaminar solos, rios, aqüíferos, além de promover a proliferação de agentes transmissores de zoonoses. Diante deste cenário, ideias pró meio ambiente vêm se propagando e, assim, evitando uma degradação mais acelerada. Associados a filosofia dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar – estudos no ramo da engenharia civil vêm sendo desenvolvidos para que haja uma incorporação de novos materiais aos já existentes no mercado. Tais materiais são escolhidos por apresentarem características semelhantes aos materiais convencionais. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a resistência à compressão simples do concreto incorporado com polímero elastomérico (Politereftalato de etileno) em substituição ao cimento Portland. Foram moldados corpos de prova cilíndricos nas dimensões de 15cmx30cm com teores de 5,0% de substituição do cimento Portland por Politereftalato de etileno e submetidos a ensaio para determinação da resistência a compressão simples nas idades de 7 e 28 dias. Observou-se que ocorreu uma redução da resistência do concreto incorporado com o polímero (Politereftalato de etileno) quando comparado ao concreto de referência, porém, os resultados obtidos satisfazem os parâmetros estabelecidos pela norma da ABNT MB 3459 (ABNT 1991), possibilitando o uso do Politereftalato de etileno em composições de concreto, reduzindo o volume de garrafas descartadas no meio ambiente e agregando valor ao resíduo.


Keywords


Politereftalato de etileno, concreto, resíduo, reciclagem.

References


ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - Determinação de composição granulométrica dos agregados. NBR 7217. Rio de Janeiro, 1982.

______ - NBR 9776: Determinação da massa especifica de agregados miúdos por meio do frasco de Chapman. Rio de Janeiro, 1987.

______ - NBR NM 53: Agregados - Determinação da absorção e da massa específica do agregado graúdo – Método de ensaio. 8p. Rio de Janeiro, 2003.

______ - NBR 7251: Agregados no estado solto – Determinação da massa unitária. Rio de Janeiro, 1982.

______ - NBR 7219: Determinação do teor de materiais pulverulentos nos agregados. Rio de Janeiro, 1987.

______ - NBR 11579: Cimento Portland Comum – Determinação do modulo de finura. Rio de Janeiro, 2012.

______ - NBR NM 67: Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro, 1998.

______ - NBR 5739: Concreto - Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos – Método de ensaio. 9 p., Rio de Janeiro, 2007.

DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem – Agregados – Determinação da massa específica real. ME 085. Rio de Janeiro, 1994.

GUIMARÃES, Adriana Karla Virgolino. Extração de óleo e caracterização dos resíduos da borra do petróleo para fins de reuso. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2007.

ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland Disponível em: http://www.abcp.org.br/conteudo/sustentabilidade/sustentabilidade-do-concreto. Sustentabilidade do Concreto (2010). Acesso às 11h 06min em 02 de Maio de 2016.

ROMÃO, Wanderson; SPINACÉ, Márcia A. S.; PAOLI, Marco-A. de. PET: Uma revisão sobre os processos de síntese, mecanismos de degradação e sua reciclagem, Revista Polímeros: Ciência e Tecnologia. Vol. 19. Nº 2. pp. 121-132. 2009.

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. p. 41. 2014.

RIBEIRO, S. S. A ECOEFICIÊNCIA NA GESTÃO: Reaproveitamento e Direcionamentos dos Resíduos Sólidos da Indústria de Construção Civil no Município de Belém, Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade da Amazônia), fls. 103, Belém-PA.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-035

Refbacks

  • There are currently no refbacks.