Ensino de bem-estar animal: uma experiência sobre ações de combate aos maus-tratos animais no âmbito escolar / Teaching animal welfare: an experience on actions to fight against animal mistracts at school

Aécio Silva Júnior, Anita de Souza Silva, Renata Rocha da Silva, Víctor Brenno Pereira Santos, Paula Regina Barros de Lima, Geyanna Dolores Lopes Nunes, Thamisa Sejanny de Andrade Rodrigues, Roseane Nunes de Santana Campos

Abstract


O presente estudo relata a experiência de uma ação de extensão, voltada para a educação contra os maus-tratos animais, direcionando o olhar na perspectiva de crianças, estudantes de escolas públicas de Nossa Senhora da Glória, Sergipe, acerca dos cuidados com os animais de estimação. Além disso, buscou-se expor os impactos do uso de atividades lúdicas em ações educacionais na área do bem-estar animal sobre consciencialização contra os maus-tratos animais, entendendo como a relação ser humano-animal se forma na atualidade, bem como os antecedentes envolvidos nessa relação, trazendo para o estudo referenciais teóricos da área. Através da experiência do projeto de extensão “Essa escola é o bicho”, foram oferecidos aos estudantes subsídios como: teatro, músicas e jogos que abordavam as 5 liberdades dos animais e o papel das pessoas na diminuição dos maus-tratos e não abandono de animais. Foi observada a importância do ensino do bem-estar animal na rotina escolar ainda na infância e de uma maneira divertida, que envolva a criança na construção do conhecimento, além de se apresenta como uma referência para posteriores ações de educação nessa área. Além disso, o estudo dos referenciais e da experiência sugerem uma mudança positiva no comportamento e entendimento dos estudantes com relação ao tema, uma vez que passaram a relacionar o tema abordado pelas ferramentas lúdicas na ação educativa ao seu dia a dia.

Keywords


Palavras-chave: Cães, gatos, maus-tratos, senciência.

References


ARAÚJO, A. R., BASTOS, R., MENECUCCI, J. DA S., RAMOS, S. S. Bem-Estar Animal, Guarda Responsável E Zoonoses: Uma Abordagem Para Crianças / Adolescentes E Professores Do Ensino Fundamental Na Educação Em Saúde Pública. In: Anais do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, v. 7, n. 17, 2016.

ALMEIDA, D. F. Maus-tratos contra animais? Viro bicho: antropocentrismo, ecocentrismo e educação ambiental em Serra do Navio (Amapá). 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Tropical) - Universidade Federal do Amapá, Amapá.

ALMEIDA, J. F.; PEDRO, D. A.; PEREIRA, V. L. A. et al. Educação humanitária para o bem-estar de animais de companhia. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 10, n. 18, p. 1366- 1374, 2014.

ARROYO, D.M.P.; ROCHA, M.S.P.M.L. Meta-avaliação de uma extensão universitária: estudo de caso. Avaliação: Revista da avaliação da educação superior, Campinas, v.15, n.2, p.135-161, 2010.

BISSOLI, M. F. Desenvolvimento da personalidade da criança: o papel da educação infantil. Psicologia em Estudos, Maringá, v. 19, n. 4 p.587-597. 2014.

CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 10, p. 611-614, 2004.

CIDADE, R.E.; TAVARES, M.C.G.C.F; LADEWIG, I.; LEITÃO, T. O uso de dicas visuais no tênis de campo com uma criança portadora da síndrome de Down - um estudo de caso. SOBAMA – Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 3, n. 3, p. 21-24, 1999.

DAMASCENO, I.Z.; MILARÉ, T.; OLIVEIRA, L.A.A. de; OLIVEIRA, O.M.M.F. de; MARQUES, R.N. O uso de jogos e brincadeiras no desenvolvimento da lateralidade e estímulo de sentidos. Núcleos de ensino, Araraquara, v.1, p. 416-423, 2005.

DOWNE-WAMBOLDT, B. Content Analysis: Method, Applications, and Issues. Health Care for Women International, Reino Unido, v. 13, p. 313-321, 1992.

DUARTE, C. C.; FERREIRA, M. Zoológicos como ferramentas de ensino de Zoologia e Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Entre Ver-Revista das Licenciaturas, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 188-205, 2003.

FARIAS, T. D. de. Avaliação de ação de educação em guarda responsável, bem-estar animal e zoonoses para crianças de 5 a 8 anos de idade. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2018.

FRASER, A. F. & BROOM, D. M. Farm animal behaviour and welfare. Cambridge: Cab International. 1997.

GONÇALVES, M. A. S. Identidade do eu, consciência moral e estágios do desenvolvimento: perspectivas para a educação. Psicologia da educação. São Paulo, n.19, p. 73-89, 2004.

GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. 1ª ed. São Paulo: CENGAGE, 2017.

IBGE, Pesquisa Nacional da saúde, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv91110.pdf. Acesso em: Fevereiro de 2021.

KOHLBERG, L. Psicologia del desarrollo moral. Espanha: Editorial Desclée de Brauwer S.A., 1992.

MORIS, D. O contrato animal. Rio de Janeiro: Record, 1990.

MOUTINHO, F. F. B. et al. Situação pós-adoção dos animais adotados junto a uma ong de proteção animal no estado do rio de janeiro. Ciências Animais Brasileiras, Goiânia, v. 20, p 1-14, 2019.

PANZZINI, D. N. A.; ARAÚJO, F. V. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.

PARO, V. H. Qualidade do Ensino: A contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

PIAGET, J. O raciocínio na criança. Rio de Janeiro: Record, 1967.

PISA, J.P.N.; TACITO, J.L.C.; LEME, D.P. Arte como instrumento de ensino de bem-estar animal. PUBVET, Maringá, v.13, n.7, a378, p.1-8, 2019.

RESTREPO, L. C. O direito à ternura. Vozes, 2001.

SINGER, P. Libertação animal. Porto alegre: Lugano editora, 2004.

SOUZA, A. S. de.; FERREIRA, A. F. Direitos dos Animais Domésticos – Análise Comparativa dos Estatutos de Proteção. Revista Paradigma, Ribeirão Preto, a. XX, v. 24, n. 2, p. 98-118. 2015.

UCHOA, C.M.A. Educação em saúde: ensinando a leishmaniose tegumentar americana. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, p.935-941, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-017

Refbacks

  • There are currently no refbacks.