Utilização da injeção de resina epóxi como método de correção do som cavo em fachadas com revestimento cerâmico / Hollow sound correction method on ceramic-coated facades using epoxy resin injections

Guilherme Alves Correa, Marcus Daniel Friederich dos Santos, Yuri Dos Santos Tatim Filho

Abstract


O descolamento, a baixa resistência à tração e o som cavo são problemas em revestimentos de fachadas que necessitam de manutenções imediatas, pois apresentam risco de queda de peças cerâmicas, podendo levar a morte de pessoas e/ou causar perdas materiais. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar a funcionalidade da ancoragem química, por meio de injeções de resina epóxi, como método de reparo em manifestações patológicas em fachadas com a presença de som cavo, visando solucionar o problema de falta aderência do revestimento bem como inibir o som oco. A metodologia do trabalho foi dividida em duas etapas: realização das pranchas com o mapeamento das regiões de má aderência encontradas; realização de quatro protótipos com 1,5 m² cada, a fim de testar o sistema de recuperação do revestimento, utilizando as injeções de resina epóxi. A partir da análise dos resultados obtidos no ensaio de percussão e ensaio de aderência à tração, observaram-se a viabilidade desse método como solução para os objetivos propostos.


Keywords


Revestimento. Patologia. Som cavo. Injeções. Resina epóxi.

References


DA SILVA, Eliseu Mezzomo. Manifestações Patológicas em Revestimentos: Análise e Terapia. 2016. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

FIGUEIREDO, Enio Jose Pazini. Terapia das Construções de Concreto: metodologia de avaliação de sistemas epóxi destinados à injeção de fissuras passivas das estruturas de concreto. 1989. 168 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.

RAABE, Ana Luiza; GROFF, Cristine. Manifestações patológicas encontradas em revestimentos de fachadas: XV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. 2014. 7 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maceió - Al, 2014. Cap. 1.

SOUZA, Jéssica Siqueira de. Evolução da Degradação de Fachadas: efeito dos agentes de degradação e dos elementos constituintes. 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

CORREA, Guilherme Alves. Método de correção de som cavo em fachadas com revestimento cerâmico por meio de injeções de resina epóxi. 2020. 103 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Engenharia Civil, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.ABNT.NBR 7200. Execução de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento da resistência de aderência à tração. Rio de Janeiro, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.ABNT.NBR NBR 13279. Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Determinação da resistência à tração na flexão e à compressão. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.ABNT.NBR 13755 Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante - Projeto, execução, inspeção e aceitação – Procedimento. Rio de Janeiro, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n5-008

Refbacks

  • There are currently no refbacks.