Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo

Authors

  • Luciana Manzan
  • Valquíria Monteiro dos Santos
  • André Lucirton Costa

Keywords:

Avaliação, Satisfação, Curso de graduação.

Abstract

Esta pesquisa buscou investigar a satisfação dos alunos formandos de um curso de graduação em Administração de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com dados coletados por meio de questionário aplicado a alunos. Os formandos respondentes avaliaram que os professores, em geral, têm um domínio alto no conteúdo das disciplinas e abrem espaço para discussão ressaltando que, para muitos, falta didática e estratégias inovadoras. Na média, o envolvimento de docentes com o aluno é considerado baixo. A pesquisa abordou a contribuição para a formação pessoal e profissional dos discentes, a melhoria da capacidade analítica dos alunos durante o curso, bem como a interdisciplinaridade. A importância do relacionamento entre professores e alunos para o desenvolvimento do curso também foi abordada e, diante de alguns aspectos contraproducentes apontados pelos formandos, verificou-se a necessidade de criação de novas estratégias de ensino e ações de melhoria que contribuam para a qualidade do curso.

References

CRUZ, J. M. O. processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1023-1042, set./dez. 2008.

LOUSADA, A. C. Z.; MARTINS, G. A. Egressos como fonte de informação

à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, n. 37, p. 73-84, jan./abr. 2005.

MAINARDES, E. W.; DOMINGUES, M. J. C. S. Avaliação da qualidade de atributos específicos de instituições de ensino superior em cursos privados de Administração em Joinville, SC. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 18, n. 58, p. 429-444, jul./set. 2011.

MELLO, S. C. B.; DUTRA, H. F. O.; OLIVEIRA, P. A. S. Avaliando a qualidade de serviço educacional numa IES: o impacto da qualidade percebida na apreciação do aluno de graduação. Organizações & Sociedade, v. 8, n. 21, p. 125-137, maio/ago. 2001.

SANTOS, V. C.; ANJOS, K. F.; ALMEIDA, O. S. A percepção de formandos sobre a pesquisa em Enfermagem no curso de graduação. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 3, n. 1, p. 144-14, jan./abr. 2013.

SOUZA, C. C. M.; SILVA, D.; MORETTI, S. L. A.; GARCIA, M. N. construção e validação

de escala de qualidade de ensino e serviços: um estudo com alunos de cursos de graduação em Administração de Empresas. REGE, São Paulo – SP, v. 21, n. 1, p. 65-82, jan./mar. 2014.

Published

2021-06-07

How to Cite

Manzan, L., Santos, V. M. dos, & Costa, A. L. (2021). Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo. Brazilian Journal of Development, 7(5), 43713–43728. Retrieved from https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29116

Issue

Section

Original Papers