Nivel de maturidade da inteligencia competitiva: um estudo nas empresas agropecuárias de rondonopolis que possuem controladoria / Competitive intelligence maturity level: a study in rondonopolis agricultural companies that have controllership

Josemar Ribeiro de Oliveira, Leonel Cesar Rodrigues, Ramon Luiz Arenhardt, Sofia Ines Niveiros

Abstract


A Inteligência Competitiva é uma ferramenta que oferece apoio ao processo decisório, além do desenvolvimento de estratégias, as quais visam aumentar o poder competitivo nas organizações. Já nível de maturidade é o grau em que as organizações utilizam as melhores praticas em seus processos, através de um modelo de maturidade que descreva todo o desenvolvimento da entidade. Com isso, essa pesquisa tem por objetivo identificar em que nível de maturidade se encontram as empresas agropecuárias de Rondonópolis-MT que possuem controladoria. Assim, foram levantados os principais pontos de destaques na literatura acerca dessa ferramenta e aplicado um questionário procurando observar em que nível de maturidade a empresa se encontra, assim como o que ela já possui com relação ao contexto e os processos para a Inteligência Competitiva. Concluindo assim, com a confirmação da hipótese de que as empresas agropecuárias que possuem controladoria, localizadas no município de Rondonópolis-MT, possuem um baixo nível de maturidade de IC- Inteligência Competitiva.

 


Keywords


Inteligência Competitiva, Nível de Maturidade, Empresas Agropecuárias.

References


BELTRAME, Antor; ZUQUETTO, Rovian Dill. Modelo de maturidade em inteligência competitiva. Global Manager Academic, V. 1, N. 2 (2012).

BEUREN, Ilse Maria. Trajetória da construção de um trabalho monográfico em contabilidade. In: BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: Teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2010. p. 46-75.

MARCIAL, Elaine Coutinho. Aspectos fundamentais da inteligência competitiva e a ciência da informação. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da

Universidade de Brasília. 2013.

RODRIGUES, Leonel Cesar; LOBOSCO, Antonio; FILHO, Jose Augusto Acrani; VICENTE, Ismar. Analisando a presença de Inteligência Competitiva em uma Organização: Uma análise do processo de tomada de decisões gerenciais em uma grande empresa. Lima – Peru: 2011.

RODRIGUES, L.C.; RICCARDI, R. Inteligência Competitiva – Para negócios e organizações. Maringá (PR): Unicorpore, 2007.

RONDONÓPOLIS, uma cidade pronta pra investir. Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Disponível em: http://www.rondonopolis.mt.gov.br/?pg=acidade&intCatID=116. Acesso em: 25 de set. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-127

Refbacks

  • There are currently no refbacks.