O resgate do barroco no conto o cavalo cego, de Josué Guimarães / The rescue of the baroque in the tale o cavalo cego, by Josué Guimarães

Authors

  • Cícero Santolin Braga Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Loreci Alves Marins

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-677

Keywords:

Barroco, O cavalo cego, Realismo maravilhoso, Dilema.

Abstract

Este artigo propõe refletir sobre a presença do barroco na literatura moderna. Para tanto, o conto O cavalo cego, de Josué Guimarães, é analisado à luz de Campos (1989) e Chiampi (1980), uma vez que o real e o sobrenatural dividem espaço na narrativa, constituindo um dilema tipicamente barroco. O resgate do barroco, no conto de Josué Guimarães, faz-se necessário, pois não se trata apenas de uma escola literária que, devido ao rebuscamento da linguagem, que não alcançou projeção na sociedade, além do Recôncavo Baiano, mas sim de um estilo que não pode ser medido somente pela aceitação em sociedade, como propõe Candido (1975), pois isso seria ignorar os momentos de ruptura e transformação da literatura. Ademais, a corrente literária realismo mágico compreende, de acordo com Chiampi (1980), a obsessão pela designação dos objetos naturais e os fatos históricos que carecem de registro verbal, e significa também o modo dilemático e barroco de interpretar uma sociedade mergulhada em violentos contrastes sociais e brutais anacronismos econômicos.

References

CAMPOS, Haroldo. O sequestro do Barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1989.

CANDIDO, Antonio. A Formação da Literatura Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993.

CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso. São Paulo: Perspectiva, 1980.

GUIMARÃES, Josué. O cavalo cego. Porto Alegre: Globo, 1979.

RETTENMAIER, Miguel. O Cavalo Cego, de Josué Guimarães: um diálogo com o fantástico. Porto Alegre: Letras De Hoje (33). 1998.

SHAUB-KOCH, Émile. Contribuição para o estudo do fantástico no romance. Lisboa: Gaspar, 1957.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 2. Ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Published

2021-04-29

How to Cite

Braga, C. S., & Marins, L. A. (2021). O resgate do barroco no conto o cavalo cego, de Josué Guimarães / The rescue of the baroque in the tale o cavalo cego, by Josué Guimarães. Brazilian Journal of Development, 7(4), 43265–43276. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-677

Issue

Section

Original Papers