Tecnologias e metodologias no processo de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista / Technologies and methodologies in the literacy process of children with autistic spectrum disorder

Authors

  • Samyra Viviane Oliveira Ferreira E Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Irlany Joise Do Nascimento Silva
  • Emille Caroline De Souza Mindelo
  • Krysnar Sanchuara Fernandes De Oliveira
  • Mara Izadora Santos Quintela
  • Maria Da Conceição Silva Alves
  • Atalija Holanda De Freitas
  • Francisco Mayccon Passos Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-666

Keywords:

autismo. aprendizagem. inclusão. psicologia. Educação

Abstract

No Brasil existem, oficialmente, orientações que amparam a organização de um sistema educacional inclusivo, com o intuito de promover maneiras democráticas e igualitárias, isonomia, pluralidade e diversidade a todas as pessoas com deficiências. No entanto, ao se depararem com o diferente, os professores e demais pessoas e profissionais envolvidos no processo educacional encontram uma série de entraves. Com relação a crianças em processo de alfabetização, de uma maneira geral, se já é difícil garantir o seu direito à educação integral e de qualidade, essa dificuldade se intensifica quando a criança tem um transtorno como o autismo. Nesse contexto, o presente artigo consiste em um levantamento de informações sobre a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, através de uma pesquisa bibliográfica onde buscou-se compreender alguns aspectos importantes sobre o TEA, as dificuldades em lidar com essa condição no tocante à alfabetização e quais as formas, alternativas, tecnologias e metodologias podem ser utilizadas para superar esses obstáculos e criar possibilidades para um bom desempenho dessas crianças. Com a pesquisa, percebemos que existe um universo amplo de formas diferentes e inovadoras  para promover a inclusão de crianças com TEA, quando se dispõe de criatividade e sensibilidade para identificar as particularidades inerentes à subjetividade na aprendizagem e interação dos indivíduos com o transtorno, e identificamos alguns recursos metodológicos adotados hoje, com os quais se obtém êxito na construção e solidificação da aprendizagem.

References

ANTUNES, G. Z.; PEREREIRA, J. Os desafios enfrentados no processo de ensino e de aprendizagem, por professores de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). XV Jornada Científica dos Campos Gerais Pesquisa e Direitos Humanos. Ponta Grossa, 2017.

ASSUMPÇÃO JÚNIOR, F.B.; PIMENTEL, A. C. M. Autismo infantil. Revista Brasileira de Psiquiatria, v.22, s.2. São Paulo, 2000.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p.

BRASIL, Lei Nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

BRASIL, Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

BRASIL. Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. – Brasília: A Secretaria, 1999. 134p.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 4 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

FERNANDES, Alexandra Aurélia Sanches. Autismo: Ensinar aprendendo e aprender ensinando. Votuporanga, 2016.

GALVÃO FILHO, T.A; DAMASCENO, L.L. Tecnologia assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sóciodigital para pessoas com deficiência. São Paulo: Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), Microsoft / Educação, 2008.

LAZZAROTTO, E. F. S. Alfabetização e Letramento. Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Três Cachoeiras, 2010.

MENDES, M. A. S. A importância da ludicidade no desenvolvimento de crianças autistas. Monografia (Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

NUNES, A. N. B. de A. O uso do tablet como ferramenta de apoio a inclusão e alfabetização de crianças autistas. 2014. 41 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

PIAGET, Jean. A formação de símbolo na Criança: Imitação, jogo, imagem e representação. Trad.: CABRAL, Álvaro; OITICIA, Cristiane. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

SILVA, V. F. A presença de alunos autistas em salas regulares, a aprendizagem de ciências e a alfabetização científica: percepções de professores a partir de uma pesquisa fenomenológica. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2016.

SANTOS, M. de O.; ZACARIAS, J. da C.; BARBOSA, A. M. Aprendizagem e

Transtorno do Espectro Autista - TEA: experiências vivenciadas através do projeto ABC do TRATE 2015. VI Encontro Alagoano de Educação Inclusiva/ I Encontro Nordestino de Inclusão na Educação Superior. Alagoas, 2015.

WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. A comunicação alternativa no contexto escolar inclusão de pessoas com autismo. Curso de Formação inicial e continuada de professores da Baixada Fluminense para a inclusão de pessoas com NEE na educação básica e no ensino superior – Promovido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, p. 1-8, 2011.

Published

2021-04-29

How to Cite

E Silva, S. V. O. F., Silva, I. J. D. N., Mindelo, E. C. D. S., De Oliveira, K. S. F., Quintela, M. I. S., Alves, M. D. C. S., De Freitas, A. H., & Costa, F. M. P. (2021). Tecnologias e metodologias no processo de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista / Technologies and methodologies in the literacy process of children with autistic spectrum disorder. Brazilian Journal of Development, 7(4), 43096–43111. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-666

Issue

Section

Original Papers